Como chama a pessoa que gosta de ficar doente?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Mas o que é Hipocondria? Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.

Você se considera hipocondríaco? Segundo o Manual de Transtornos Mentais, publicado pela Associação de Psiquiatria dos EUA, trata-se de uma condição que leva as pessoas a acreditarem que estão com uma doença grave.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

A resposta é: nem sempre. Para Bereza, as fantasias são necessárias e muitas vezes podem ser uma forma de lidar com algo que é difícil entender. Segundo ele, na infância, esse lugar imaginativo auxilia o processo de desenvolvimento e de entendimento da realidade.

O tratamento consiste também na ressignificação do que é “amor” para o indivíduo, tanto o amor próprio tanto como o amor ao outro. Amor é dar e receber, não se trata de apenas dizer sim. É algo construído por dois. Ser feliz na solidão é necessário, para entender que sem o outro nosso mundo não vai acabar.

Delíros erotomaníacos são aqueles nos quais uma pessoa acredita que outra pessoa, normalmente com qual nunca teve nenhum contato e que é percebida como sendo de status superior, está apaixonada por ela.

Mutismo seletivo é o fracasso em falar em situações socais específicas (como na escola), mesmo que não tenha problemas para falar em outras situações, como falar com os pais. O mutismo seletivo é uma desordem psicológica rara que normalmente afeta crianças entre os 2 e 5 anos, sendo mais comum nas meninas.

Germofobia é um termo usado por leigos para descrever o medo exagerado de germes.

A síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças. Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento.

O que é uma doença psicossomática? As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física.

O hipocondríaco tem um medo infundado de ter uma doença grave e mortal, com base na interpretação errónea de funções normais do organismo. É bem mais do que uma mania e pode ter consequências graves. É, por isso, importante saber identificar os sintomas deste problema e em que consiste o seu tratamento.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

6 melhores maneiras de lidar com um paciente hipocondríaco

  1. Não solicite exames desnecessários. ...
  2. Agende consultas regulares. ...
  3. Não diagnosticar descartando. ...
  4. Documente a presença de ansiedade de doença. ...
  5. Discuta os medos do paciente. ...
  6. Aborde os sintomas que desafiam o diagnóstico.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão generalizado de desconforto intenso com relacionamentos íntimos e com capacidade reduzida para tal, por pensamento e percepções distorcidas e por comportamento excêntrico (estranho).

Na maioria dos casos, sim. Segundo especialistas, esse é um hábito saudável que ajuda até a organizar os pensamentos. Mesmo que a conversa seja silenciosa, apenas com o movimento da boca, quase todo mundo fala sozinho e é acompanhado pelo costume da infância até a vida adulta.

Não tem problema falar sozinho, mas é preciso prestar atenção quando esse hábito começa a causar problemas. Falar sozinho é um costume para muitas pessoas. Pode acontecer durante o banho, quando está sozinho(a) em casa ou até no caminho para o trabalho.

A aritmomania é um transtorno mental que pode ser visto como uma expressão do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Um sofredor deste transtorno tem uma forte necessidade de contar suas ações ou os objetos em seu redor.