Como chama a parte de trás do avião?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
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Cauda ou Rabo é a parte traseira de um avião ou helicóptero. Em aviões de carga a cauda inclui a existência de uma rampa, denominada "rampa traseira", que facilita a entrada e saída de cargas do avião. Cauda de um Boeing 747. É na cauda que se encontra o profundor e o estabilizador vertical das aeronaves.

Aileron – Presente no bordo de fuga (parte traseira da asa) e próximo à ponta da asa, é uma superfície móvel que se movimenta para cima e para baixo. Quando o aileron esquerdo sobe, o direito desce. Esse sistema permite que o avião incline as asas para o lado.

Cockpit. Na frente do avião fica o cockpit, o espaço onde todo o voo é controlado pelo piloto e pelo copiloto.

Uma aeronave é basicamente dividida em cinco partes:

  • Fuselagem. Une as demais partes da aeronave e onde transportam-se passageiros e cargas. ...
  • Empenagem. Parte traseira da aeronave, importante para gerar estabilidade. ...
  • Grupo moto-propulsor. ...
  • Trem de pouso. ...
  • Asas.

Os flaps são dispositivos que estão embutidos na asa do avião que, quando estendidos, têm o objetivo de fazer a área e a curvatura da asa aumentar, além de ampliar o arrasto aerodinâmico. Durante as operações de decolagem e pouso, o flap é acionado para aumentar a sustentação da aeronave em velocidade menor.

Entenda as classes de avião
As companhias aéreas costumam oferecer três tipos de passagem: econômica, executiva e a primeira classe, e algumas ainda disponibilizam a classe econômica flexível. A diferença de preços entre as opções pode ser muito grande.

Classes do avião: econômica, econômica premium, primeira classe e executiva.

O nome oficial dessa peça é radome, o que já dá os primeiros indícios de sua função. O termo radome vem da junção de radar e dome (cúpula ou abóboda).

A asa traseira móvel serve para aumentar a velocidade do carro por meio da mudança do ângulo de uma das lâminas da asa, diminuindo a resistência ao ar.

Essa peça móvel é chamada de flape e serve para aumentar a sustentação do avião em velocidades mais baixas.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

Winglet é uma pequena aba instalada na ponta da asa. O objetivo dela é reduzir o resistência aerodinâmica (arrasto) do ar e, com isso, aumentar a velocidade do voo e economizar combustível. Além disso, ela ajuda na sustentação.

No meio, no fundo
No entanto, uma investigação da TIME que analisou 35 anos de dados de acidentes de aeronaves descobriu que os assentos traseiros do meio de uma aeronave tinham a menor taxa de mortalidade: 28%, em comparação com 44% para os assentos do corredor central. Isso também faz sentido logicamente.

Um hangar é um grande galpão, situado em um aeroporto ou heliporto, no qual estacionam-se as aeronaves para manutenção e preparação para os próximos voos. Podem ser construídos em madeira, aço ou concreto.

Leme cuja função é determinar a variação da direção do vôo de um avião. Em geral o leme de direção é instalado na região posterior da fuselagem e faz parte da deriva.