Como chama a massinha de obturação?

Perguntado por: rcosta8 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração.

Já na obturação, se usa o amálgama — metal acinzentado — para fazer essa reconstituição do dente. A desvantagem dessa segunda opção é o visual estético. Como a resina tem uma tonalidade similar à cor natural dos dentes, as restaurações garantem uma aparência mais harmoniosa para o sorriso.

A porcelana é o material preferido dos dentistas para a realização das restaurações indiretas, pois é muito resistente, e o resultado fica bonito, com um tom próximo à cor natural do dente. Só um detalhe: seu custo é alto. Essa restauração depende, antes de tudo, do envio de um molde para o laboratório de próteses.

Do ponto de vista prático e no linguajar popular restauração e obturação são dois nomes para definir a mesma coisa e se refere ao simples fato de tapar um buraco indesejado seja com o metal ou com a resina, da cor do dente.

Obturação do dente: A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.

Algumas pessoas desenvolvem cárie mesmo escovando e cuidando bem dos dentes enquanto outras, menos rigorosas com a higiene bucal, não têm esse problema. Agora, os cientistas sabem o motivo.

No caso dos adultos, e caso não queiram ou não seja adequado o tratamento ortodôntico, existe a possibilidade de fechar os espaços ou diastemas recorrendo-se à prótese fixa, nomeadamente através da colocação de pontes, facetas dentárias ou coroas nos dentes em questão, de forma a aumentar a dimensão da sua coroa até ...

10 anos

Quanto tempo dura uma restauração? Em geral, as restaurações em resina duram de 5 a 10 anos. No entanto, depende de muitos fatores: a forma de restauração, a qualidade da resina, o tamanho e localização da restauração, a higiene e dieta do paciente, manutenção, etc…

Ela mantém a cor, o brilho e até a sua funcionalidade por até 15 anos , sendo altamente indicado para o tratamento. Além disso, é preciso manter a higiene bucal em dia realizando as escovações após as refeições e as visitas à clínica odontológica de forma periódica.

Sim.

Existem alguns tipos de materiais usados na restauração direta, mas os mais comuns são a resina e o amálgama. A resina é um material esteticamente mais parecido com o dente. Já o amálgama tem uma coloração prateada, e a presença de mercúrio na composição faz com que o material seja cada vez menos usado.

A resina composta é uma opção para quem precisa restaurar os dentes da frente.

Assim a DentalVidas pode te ajudar a conseguir o melhor valor para realizar sua obturação. No entanto, apesar de não ser possível afirmar o preço da obturação, ainda podemos dizer o seu preço médio que costuma ser a partir de R$250 (duzentos e cinquenta reais).

A resina composta é um biomaterial utilizado em restaurações diretas e indiretas na odontologia, tanto em dentes anteriores como posteriores, permitindo preparos conservadores.

Resinas compostas nanoparticuladas: Essas resinas são feitas com partículas muito pequenas, o que lhes confere uma maior resistência e durabilidade. Elas são frequentemente usadas para restaurar dentes posteriores, que sofrem mais pressão durante a mastigação.

Altera o formato e corrige a cor dos dentes
Por diversos motivos o esmalte do dente pode manchar, amarelar ou escurecer, deixando seu sorriso com aspecto amarelado. A faceta de resina consegue transformar totalmente seus dentes, uma vez que ela é uma prótese fina que vai cobrir completamente seus dentes.

O dente que caiu a obturação pode doer, mas isso não é uma regra. Vários pacientes relatam que a obturação caiu mas não dói. Independente do caso, sentindo dor ou não, a recomendação sempre será a mesma: se a sua obturação de dente caiu, procure um dentista assim que você puder.