Como chama a hóstia não consagrada?

Perguntado por: agil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Quando o pão está na condição de não-consagrado, é denominado de partícula.

De acordo com o Missionário Redentorista, Pe. Walmir Garcia dos Santos, depois de consagrada, a hóstia é o sinal eficaz da presença de Jesus Cristo entre nós. “É Jesus presente em corpo, alma e divindade. É a concretização da presença Dele em nosso meio.

Ligada à Igreja Católica, há dois anos, a associação criou a primeira fábrica de hóstias da Bahia. Mas, não é uma fábrica de hóstias como outra qualquer. Assim como, pela fé católica, o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo, a fábrica transforma vidas.

ÂMBULA (AMBULA GÊMEA), CIBÓRIO OU PÍXIDE É um recipiente para a conservação e distribuição das hóstias aos fiéis. CÁLICE Recipiente onde se consagra o vinho durante a missa. CALDEIRINHA E ASPERSÓRIO A caldeirinha é uma pequena vasilha, onde se coloca água benta para a aspersão.

Âmbula - também chamada de cibório ou píxide; é utilizada para a conservação e distribuição das hóstias consagradas aos fiéis.

Teca é um vaso sagrado destinado a conter hóstias consagradas, a mesma serve para levar a casa dos enfermos a sagrada comunhão.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário come-lo.

O pedacinho que ele coloca no vinho consagrado é sinal de unidade da Igreja; significa a Eucaristia que antigamente o bispo celebrava e enviava para a outras comunidades onde não havia Missa.

4 – Offida – Itália – 1273
Ricciarella Stasio – devota imprudente, realizava práticas supersticiosas com a Eucaristia; em uma dessas profanações, a Hóstia se transformou em carne e sangue. Foram entregues ao pe. Giacomo Diattollevi, e são conservadas até hoje. Há muitos testemunhos históricos sobre este fato.

Em suma, somente o sacerdote pode celebrar a Santa Missa, porque ele é um Alter Christus; todo sacerdote age por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Em princípio, sim, podem comungar. Mas é preciso também dizer que essa é uma SITUAÇÃO RUIM, que precisa ser evitada a todo o custo.

Segundo a Igreja, um casamento religioso não pode ser dissolvido, razão pela qual o direito canônico considera que as pessoas que se separam e voltam a se casar pelo rito civil estão sendo infiéis ao seu primeiro cônjuge e por isso estão excluídas dos sacramentos, entre eles a comunhão.

O teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, responde essa questão. Para ele, o cristão que não recebeu o Sacramento do matrimônio não só pode, como deve participar da Santa Missa e da vida ativa na comunidade.

Dados Históricos: O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.

A mais conhecida seria o cálice. Existem variados objetos, muitos utilizados em missas especiais, como por exemplo, a Patena, as Galhetas, a Âmbula e o Lavabo. Esses são essenciais para que o culto seja bem realizado”, explica o missionário redentorista, Pe.

ÂMBULA OU CIBÓRIO
É uma vasilha de diversos formatos e tamanhos com tampa. Destina-se a colocar as hóstias consagradas que serão distribuídas ao povo. É também usadas para guardar as hóstias consagradas que sobrarem, as quais serão depositadas no sacrário.

Liturgia eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

O cibório (do latim ciborium, caixa), também chamado de âmbula (do latim ambulare, transportar) ou píxide (do latim púxis, pequena caixa) é o vaso destinado a conter as hóstias para a comunhão dos fieis na Celebração Eucarística e para a conservação da Reserva Eucarística no tabernáculo.