Como chama a beira da calçada?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Meio-fio é a borda da calçada, que marca o desnível entre a calçada de pedestres e o pavimento onde passam os carros. É uma construção normalmente formada por uma fileira de blocos de concreto ou de pedras. A legislação de trânsito brasileira também chama de guia da calçada.

Já a guia, também conhecida como meio-fio, que nada mais é do que a borda da calçada, é montada com concreto pré-moldado ou feito no próprio local.

“Meio-fio” é uma expressão composta de uma palavra que veio do Latim MEDIUS, “o que está no meio”, e FILUS, “corda, fibra, fio”. A expressão propriamente dita é portuguesa e se refere ao que está entre a rua e a calçada e tem as proporções de uma corda, ou seja, é longo e estreito.

A legislação de trânsito brasileira também chama de guia da calçada. Não há uma origem oficial para o termo, mas há indícios na origem das ruas nas cidades modernas.

1 guia, lancil, berma.

O que é Meio fio:
Beira da calçada ou também conhecido em São Paulo como sarjeta.

Devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres.

Ela deve ter, no mínimo 1,20 m de largura, não apresentar nenhum desnível, obstáculo de qualquer natureza ou vegetação. Essa faixa tem de ter superfície regular, firme, contínua e antiderrapante sob qualquer condição, ou seja, não pode ter qualquer emenda, reparo ou fissura.

TIPOS DE GUIAS
Existem guias feitas de semente, madeira, osso, miçanga, porcelana, pedras, cristais ou plástico.

As sarjetas são canais longitudinais que acompanham o sentido das vias e são destinados a coletar e conduzir as águas superficiais da faixa pavimentada e da faixa de passeio até o dispositivo de drenagem, boca de lobo, galeria etc. Manual da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas.

Entre as palavras da lista estão “farol” (para designar semáforo), “guia” (o meio-fio da calçada), “pebolim” (jogo de futebol de mesa, ou totó) e “padoca” (padaria).

A calçada deverá ser executada com 15 cm de altura, confor-me anexo da Lei Complementar 202/06.

Disponível em três tamanhos: P: Base com 12cm, superior com 10cm, 20cm de altura e 100cm de comprimento; M: Base com 12cm, superior com 10cm, 30cm de altura e 100cm de comprimento; G: Base com 15cm, superior com 12cm, 30cm de altura e 100cm de comprimento.

Guia rebaixada é um espaço determinado para possibilitar a entrada e saída de veículos. A infração só existe se a guia for rebaixada para essa função. O agente de trânsito municipal é quem fiscaliza as infrações relacionadas às guias rebaixadas.