Como Celso Costa vê a proclamação da República?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Celso Castro observa que a Proclamação da Republica foi um golpe militar de uma minoria republicana e positivista, sendo apenas de uma fração do Exército.

Na manhã do dia 15 de novembro de 1889 o marechal Deodoro da Fonseca anuncia no Rio de Janeiro a Proclamação da República e a instituição de um Governo Provisório no Brasil.

O Império mostrou-se incapaz de responder com a agilidade necessária às novas demandas dos fazendeiros e não conseguiu garantir a estabilidade econômica.

“Digam ao povo que a República está feita”
Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca marchou em direção ao então Parque Campo de Santana com cerca de 600 militares e proclamou a República do Brasil.

(Mackenzie) Sobre a participação dos militares na Proclamação da República, é correto afirmar que: o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército.

Consequências da Proclamação da República
fim do Segundo Reinado; extinção do Poder Moderador; separação entre Estado e Igreja, garantindo liberdade religiosa; maior autonomia para as províncias, que, depois do 15 de novembro de 1889, transformaram-se em estados.

Mesmo com um regime inicial marcado pelo autoritarismo, a República abriu as portas para o regime democrático no Brasil. Seu significado foi caracterizado pela liberdade de expressão e o direito da população ao voto para decidir quem governará o país, fatores que antes não eram executados pela Monarquia.

2. (FEI-SP) Sobre a proclamação da República (1889), é correto afirmar: foi um movimento de caráter estritamente militar, já que os civis não foram “convidados” a participar e apenas conseguiram atingir a presidência após dois governos constitucionais militares: Deodoro e Floriano.

É abertamente reconhecido pelos historiadores atuais que a Proclamação da República foi, na verdade, um golpe. Isso porque essa transição aconteceu de maneira forçada e não contou com a participação popular, uma vez que foi realizada por uma pequena minoria motivada por interesses próprios.

Várias das medidas governamentais dos primeiros anos da República tiveram inspiração positivista, como a reforma educativa e a separação oficial entre Igreja e Estado, ambos em 1891.

Em 1870, foi lançado o Manifesto Republicano, documento que criticava a centralização do poder na monarquia e exigia um modelo federalista no Brasil (modelo que dá autonomia às províncias).

A República, proclamada em um golpe no dia 15, havia determinado o exílio imediato dos Braganças, comunicado a eles por oficiais subalternos. O último imperador achou que teria tempo de acompanhar a missa dominical das 11h na igreja do Carmo, mas o medo de reações populares antecipou o plano do governo.

Foi quando o ensino como direito público se fortaleceu e modelos educacionais que se mantém até hoje surgiram. Com a Constituição de 1891 a União ficou responsável pela educação apenas no Distrito Federal, então, o Rio de Janeiro.

Resposta: A - Celso Castro vê a Proclamação da República como um golpe militar. ...