Como Catavento faz energia?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Para gerar energia elétrica, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico, os chamados aerogeradores. Essas turbinas têm a forma de um catavento e o seu movimento circular é responsável pela produção de energia elétrica.

A captação e utilização da energia eólica para geração elétrica é feita por meio de aerogeradores (turbinas eólicas). Uma torre de energia eólica funciona transformando a energia cinética dos ventos em força mecânica e, depois, em energia elétrica.

Sua geração começa com dois elementos principais: vento e aerogerador (também conhecido como turbina eólica). A força do primeiro movimenta as pás do segundo, girando o rotor no interior da nacele. Através do multiplicador, a energia mecânica chega ao gerador, que finaliza o processo e a converte em energia elétrica.

O catavento é um brinquedo que a imita a técnica dos moinhos de vento, aproveitando a força do vento para fazer girar suas 'aspas'.

De forma resumida, a energia elétrica é representada pela união de elétrons de dois pontos, que são unidos pela chamada corrente elétrica. Portanto, ao pensar em o que gera a energia elétrica, lembre-se que o elétron é a base para sua formação, e a união de elétrons é o que lhe atribui força e ação.

A energia eólica é gerada da força dos ventos, que movimentam os aerogeradores. A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada da força dos ventos. A estrutura em que ocorre a conversão da energia cinética em eletricidade é chamada de aerogerador ou turbina eólica.

O vento é uma energia cinética, que pode ser transformada em energia mecânica e elétrica. O vento faz girar as lâminas da turbina (também conhecida como aerogerador), a ventoinha dessa turbina é ligada a um eixo central, o qual tem em cima um fuso rotativo.

Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993).

'Não é inofensiva'
Há impactos sobre a fauna, principalmente morcegos e aves, que controlam pragas. Eles se chocam contra as pás das hélices e morrem.” Além disso, há os impactos sobre ecossistemas sensíveis, como áreas montanhosas e dunas litorâneas, que são importantes e precisam ser mais bem avaliados, diz Melo.

A energia eólica é produzida quando o aquecimento das camadas de ar cria uma variação de gradientes de pressão nas massas de ar. A turbina eólica transforma a energia cinética em energia mecânica por meio do movimento de rotação de pás e, através de um gerador, há geração de energia elétrica.

A instalação de um conjunto de aerogeradores pode custar em torno de R$ 10 milhões. Atualmente são 2.042 aerogeradores instalados no estado. Cada torre é capaz de produzir energia suficiente para 800 casas por dia.

Ela é obtida por meio de um equipamento que pode gerar energia mecânica (pela movimentação) ou termodinâmica (pelo calor). Exemplos da geração de energia são a energia hídrica, que movimenta turbinas para gerar energia, e a energia fotovoltaica, que utiliza o sol como fonte de energia.

Vantagens da energia eólica
Reduz a dependência dos combustíveis fósseis; Diminui a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global; Possibilita o uso produtivo da terra; Produz um alto impacto na economia brasileira.

Vento varia muito e não é fornecedor confiável
Um dos maiores problemas relacionados à energia eólica é o da intermitência do vento. Por isso, a rede elétrica tem de se ajustar continuamente ao fornecimento e ao consumo, para manter a voltagem constante no sistema.

O catavento tipo Wild (Fig. 7.18), mede a direção e a velocidade do vento. A direção é dada por uma haste horizontal orientada por um par de aletas em relação a quatro hastes fixas que indicam os pontos cardeais. As aletas também mantém a placa de medição da velocidade do vento sempre perpendicular à direção do vento.