Como castigar um homem mentiroso?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Confira a seguir todas essas dicas!

  1. Identifique a mentira. O primeiro passo é identificar a mentira. ...
  2. Entenda porque ele está mentindo. ...
  3. Não se culpe por ele estar mentindo. ...
  4. Entenda o contexto da mentira. ...
  5. Confronte ele com transparência. ...
  6. Converse sobre os motivos dele ter mentido. ...
  7. Mostre que você não gosta de ser enganada.

Basicamente que o cérebro de um mentiroso estabelece muitas conexões a mais entre suas memórias e ideias. Essa maior conectividade permite a eles que haja consistência em suas mentiras, e um acesso mais rápido a essas associações.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Se o seu parceiro é um mentiroso, enfrente-o. Fale como você se sente em relação ao hábito que ele tem de mentir e como isso está abalando a sua confiança. Caso ele esteja mentindo para não te magoar, assegure-o de que ele pode ser honesto com você. Assim, ele pode falar sem ser desonesto sobre o que está acontecendo.

Como identificar um mentiroso

  1. Olhe com atenção para o rosto. Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo. ...
  2. Observe todos os movimentos corporais. ...
  3. Fique atento nas mãos. ...
  4. Ouça tudo com muita atenção. ...
  5. Preste atenção nos olhos.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Por exemplo, você poderia perguntar, “quantos anos você tem?”, “qual ano que você nasceu?”, “com qual idade você entrou no ensino médio?”. Note que todas essas perguntas levam a um lugar só. Mas, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente você notará algumas inconsistências ou dificuldades para resposta.

7 maneiras de extrair a verdade de alguém sorrateiramente

  1. 1 – Evite fazer acusações. Elas apenas vão deixar a pessoa menos propensa a falar a verdade. ...
  2. 2 – Olhe nos olhos. Sente-se com a pessoa, e se possível, olhe em seus olhos. ...
  3. 3 – Demonstre empatia. ...
  4. 5 – Mude as coisas. ...
  5. 7 – Blefe, se necessário.

Como lidar com mentiras no relacionamento?

  1. Identifique a mentira. ...
  2. Entenda porque ele está mentindo. ...
  3. Não se culpe por ele estar mentindo. ...
  4. Entenda o contexto da mentira. ...
  5. Confronte ele com transparência. ...
  6. Converse sobre os motivos dele ter mentido. ...
  7. Mostre que você não gosta de ser enganada.

A necessidade de chamar atenção, a soberba, o ciúme e a baixa autoestima também motivam as pessoas a mentirem compulsivamente. A motivação pode ser igualmente patológica, oriunda de um distúrbio de personalidade. A mentira também está ligada à impulsividade, ou seja, ao agir sem pensar.

Quando é descoberta, a pessoa mentirosa fica incomodada ou se faz de vítima, desviando assim a atenção da mentira e projetando-a para a raiva ou a tristeza. Uma vez que alguém descobre a sua mentira, continuará negando até que a sua história não possa ser sustentada por nenhum lado.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Que diz mentiras: 1 aldrabão, loroteiro, embusteiro, enganador, farsante, impostor, mendaz, patranheiro, trampolineiro, trapaceiro, aldravão, intrujão, mentireiro.

Ex.: “Você é agressor”,”você é mentiroso”, “você é estuprador”, “você é adúltero”.

Em resumo, 80% dos homens traem por insatisfação emocional, e apenas 8% por problemas relacionados ao sexo. Para a psicóloga, os homens também são motivados por emoções e querem um relacionamento estável, e a principal prova da mudança é que, agora, eles têm menos medo em admitir as emoções.

Na verdade, as mentiras que os homens contam quando traem podem ser tão convincentes que o parceiro pode, até mesmo fazer, você sentir culpa por duvidar dele. Infelizmente, algumas pessoas traem seus parceiros e, inclusive, devido a pandemia de Covid-19, os números de traições e pedidos de divórcios aumentaram.

As mentiras masculinas mais frequentes são “Não bebi tanto”, “Não há nada errado, estou bem” e “Estava sem sinal (de celular)”. Já as mentiras femininas mais comuns são “Não há nada errado, estou bem”, “Não sei onde está, não mexi (no objeto)” e “Não foi tão caro”.