Como carioca fala amigo?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Essa expressão na linguagem dos cariocas pode ser usada tanto para se referir a uma pessoa que se está conversando, e pode ser amigo, ou irmão ou não. Exemplos: Mermão, a praia estava muito boa hoje!

O Programa CRIA RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes de cultura que atuam no complexo do Jacarezinho, na Muzema e no Cantagalo, três territórios populares da cidade do Rio de Janeiro.

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala. Os dialetos africanos falados pelos escravos também são outra forte influência sobre o sotaque carioca.

A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.

Cria é uma gíria bastante comum de ser escutada, principalmente entre os jovens, para definir um lugar de onde uma pessoa é. A palavra se popularizou através de músicas dos gêneros rap e funk, além das redes sociais. Em São Paulo, costuma para ser usada para se referir ao bairro onde nasceu.

1. "Não é biscoito, é bolacha".

É feio, mas os cariocas costumam dizer "douze" ao invés de doze. Por que isso? Porque Deus quis.

Em SP é breja, no Rio é cerva.

Significa... Alguém frouxo que não toma atitude, alguém sem iniciativa. uma pessoa medrosa, que não assume as próprias ações, preferindo esconder ou mentir.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Significado de subir 70: Gíria utilizada quando alguém faz uso de substâncias ilícitas.

01: Giria policial para definir pessoa doida, com distúrbios mentais.

E em meio a uma diversidade de regiões no Brasil, com inúmeros dialetos e falas regionalizadas, um deles precisa ser considerado o original do país. E tomando isso em nota, temos o sotaque carioca como o mais correto do Brasil.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

Continuar lendo Por que carioca fala tu?