Como cancelar um MEI que nunca foi pago?

Perguntado por: hmenezes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Passo a passo para fechar MEI

  1. Acesse o site Empresas & Negócios do Governo Federal e clique na opção “Empreendedor”;
  2. Em seguida, escolha a opção “Já sou MEI”;
  3. Nesta tela, Serviços para MEI, clique na opção “Baixa de MEI”;
  4. Na tela Baixa de MEI, selecione “Solicitar Baixa”;

Se você não pedir o cancelamento do MEI e deixar de pagar as suas contribuições mensais em dia, perderá todos os benefícios previdenciários. O Fisco vai cobrar juros e multas pela inadimplência dos tributos que são pagos mensalmente pelo microempreendedor juntamente com a sua contribuição previdenciária.

clicar no botão “Solicitar baixa”; digitar o número do CNPJ e a senha de acesso à conta gov.br, ou criar uma, caso ainda não tenha; marcar a opção “declaração de baixa” após conferir os dados da empresa; clicar em continuar, emitir e guardar o comprovante da situação cadastral de baixa.

30 dias

A norma prevê que antes do cancelamento efetivo, o MEI terá seu CNPJ suspenso por 30 dias e só depois deste prazo, caso ainda continue inadimplente, a baixa acontecerá definitivamente.

12 meses

O CNPJ do MEI é cancelado automaticamente quando o DAS não é pago por 12 meses consecutivos. É possível consultar CNPJs cancelados no Portal do Empreendedor.

O MEI não tem direito ao PIS, Programa de Integração Social, do governo federal, afinal, esse benefício é um abono salarial anual destinado aos trabalhadores sob regime de CLT. Existe uma exceção, que ocorre quando o trabalhador com carteira assinada tem MEI.

Sem contar que, a não efetivação da baixa do CNPJ, pode acarretar outros problemas, como dificuldade no financiamento bancário e até mesmo a recusa no pedido do seguro-desemprego, pois o Ministério do Trabalho pode pressupor que é gerada uma renda por meio desse cadastro ativo.

Como saber se tenho dívidas como MEI?

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional com seu CNPJ;
  2. Entre no Programa Gerador de DAS (PGMEI);
  3. Escolha a opção “Consulta extrato/pendências”.

De modo geral, se o MEI não pagar o DAS por um período de 12 meses consecutivos, seu CNPJ pode ser cancelado e ficar inativo. Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ? A AM Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato. O que você precisa?

O processo de baixa só será finalizado caso sua empresa não tenha débitos. Por isso é essencial ter todas as despesas referentes ao CNPJ quitadas, o que pode ser feito por meio do Portal do Simples Nacional.

Este procedimento é simples e pode ser feito a qualquer momento, gratuitamente, aqui no Portal do Empreendedor.

Para cancelar a inscrição como MEI, basta acessar o Portal do Empreendedor e solicitar a baixa do registro.

Confira abaixo como dar baixa em seu registro MEI:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Na seção “Já sou”, selecione a opção “Baixa” e, depois, “Solicitar”; ...
  3. Preencha o formulário para solicitar o encerramento do MEI;
  4. Gere e salve o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) – Situação Baixado;

Assim, para dar início ao processo, procure pela opção “Solicitar baixa”, informando seu código de acesso do simples nacional. Na sequência, você terá acesso ao formulário de baixa, e então é preciso preenchê-lo e, após o processamento do pedido, já poderá emitir sua certidão de baixa do MEI.

Pagar contribuições atrasadas pode ser uma saída para trabalhadores autônomos, MEIs e domésticas conseguirem se aposentar. Esses recolhimentos em atraso servirão para complementar o tempo trabalhado (em anos, meses), mas não para a carência (número de contribuições mínimas para ter direito a um benefício).

Esclarecemos que a legislação aplicável ao Programa Auxílio Brasil não impede o MEI de receber o benefício. No entanto, é necessário que o pretendente beneficiário se enquadre nas regras do programa, em especial aquelas que tratam da renda.

Quem é MEI mantém a qualidade de segurado (vínculo com a previdência social, e direito aos seus benefícios), em regra, até 12 meses após a última contribuição. O cálculo dos benefícios é efetuado com base nas contribuições realizadas pela pessoa segurada desde julho de 1994.

Como é agora
As empresas, mesmo com dívidas de tributos, podem ser baixadas.

Essa é a primeira dúvida que um empresário faz ao contador quando se encontra nessa situação. E a resposta para a pergunta é sim, isso pode ser feito. Este processo ficou mais simples desde que foi implantada a Lei Complementar 147/2014.

cinco anos

DECISÃO: Ação para cobrança de divida tributária prescreve em cinco anos contados da constituição definitiva do débito.

Quanto tempo para o CNPJ MEI ficar ativo? O processo para abertura de uma empresa como MEI – Microempreendedor Individual é bastante rápido e simplificado. Quando o empreendedor possui todos os documentos necessários em mãos, o CNPJ MEI fica ativo de forma imediata, logo após a conclusão do cadastro.