Como cancelar um empréstimo pessoal online?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O que fazer para cancelar, em caso de desistência do empréstimo? Em caso de cancelamento de empréstimo, é preciso estar atento a dois pontos essenciais: regras de contratação pela pela internet e titularidade. Na prática, isso quer dizer que somente o titular pode entrar em contato com o banco e fazer a solicitação.

Nesses casos, o pedido de cancelamento deve ser feito diretamente no Portal do Consumidor. Pelo site é possível entrar em contato com a instituição financeira, relatar o ocorrido e solicitar o cancelamento.

Caso já tenha passado os 7 dias do recebimento do crédito, não é possível efetuar o cancelamento por arrependimento, porém consegue liquidar o contrato parcialmente ou totalmente.

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

O cancelamento ou rescisão de um contrato pode acontecer sempre que uma das partes ou ambas as partes tenham interesse, desde que não haja prazo estipulado. Ou seja, se o interessado cumprir com todas as normas previamente estipuladas é possível fazer a solicitação de cancelamento.

Como regra básica, para cancelar um contrato, o consumidor deve fazê-lo, preferencialmente, por escrito com cópia protocolada. Se optar por telefone, anotar data, horário, nome do atendente, número do protocolo de atendimento e solicitar o envio de um comprovante da rescisão contratual.

Assim reza o Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Como provar que não fiz empréstimo consignado? O primeiro passo é ir à uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência. Também deve entrar em contato com a empresa para informar que não solicitou e nem recebeu o valor, comprovando que o dinheiro não foi para a sua conta.

Para isso, o cidadão deve ligar no 121, do Ministério da Cidadania, e informar o CPF. Depois de receber a informação sobre qual é o banco do empréstimo, é necessário fazer contato. Caso o contrato tenha sido fechado com a Caixa Econômica Federal, o cancelamento é feito diretamente nas agências.

O cancelamento de um empréstimo consignado não solicitado pode ser feito com a instituição credora, informando a situação e comprovando o não envolvimento no pedido.
...
Para isso, o indivíduo pode ter em mãos os principais documentos em seu nome, como:

  1. Comprovante de residência;
  2. RG;
  3. CPF;
  4. Comprovante de renda;

Como faço para cancelar meu empréstimo pessoal? Se você contratou seu empréstimo pelo Internet Banking, Fone Fácil, Máquinas de Autoatendimento ou Bradesco Celular, não existe a possibilidade de cancelamento do contrato, visto que o valor é creditado imediatamente em sua conta.

SPC e Serasa
Se você deixar de pagar um empréstimo pessoal, o banco também terá direito a incluir o seu CPF nos sistemas de proteção ao crédito. A Serasa é a empresa que atua diretamente nesse segmento e reúne a lista dos consumidores negativados. Essa lista é consultada principalmente pelas instituições financeiras.

Dessa maneira, para retirar o desconto de empréstimos ou qualquer outro tipo de conta da modalidade de desconto automática, o consumidor deve fazer a solicitação formal junto ao banco e também ao prestador dos serviços / credor do empréstimo.

Como o empréstimo consignado é uma relação contratual, a regra também vale para as operações desta modalidade. Assim, se o tomador do empréstimo mudar de ideia poucos dias após a contratação, e sem precisar justificar, é possível deixar de pagar o empréstimo consignado ao solicitar o cancelamento da operação.

Sim, pode haver cobrança de multa por cancelamento de contrato de prestação de serviços, desde que a mesma seja prevista em suas cláusulas. Como vimos, o contrato deve ter um prazo de vigência, logo, pode ser cobrada multa caso uma das partes solicite a rescisão antes do período acordado.

De acordo com o Código Civil, “o distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato”. Ou seja, se houver exigência de que o contrato seja feito por escrito, o distrato deve ser feito desta maneira. No tocante ao conteúdo, basta que as partes expliquem de forma geral como ocorrerá o fim do vínculo contratual.

Art. 420. Se no contrato for estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal terão função unicamente indenizatória. Neste caso, quem as deu perdê-las-á em benefício da outra parte; e quem as recebeu devolvê-las-á, mais o equivalente.

A rescisão contratual é a consequência jurídica ao caso, sem a cobrança da multa de quebra de contrato, uma vez que não houve a correta prestação do serviço sendo descabida a alegação de que a culpa seria da parte ora apelante, pois cabe à apelada zelar pela perfeita prestação do serviço contratado.