Como cancelar um empréstimo feito pelo aplicativo?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 20 votos

Nesses casos, o pedido de cancelamento deve ser feito diretamente no Portal do Consumidor. Pelo site é possível entrar em contato com a instituição financeira, relatar o ocorrido e solicitar o cancelamento.

Basta seguir o caminho: Pagamentos > Cancelamento de agendamentos > Pagamentos e Transferências.

Para isso, basta solicitar o cancelamento pelo mesmo canal que foi feito o pedido.
...
Veja o passo a passo:

  1. Abra o app e vá em “Consignado Auxílio”;
  2. Depois selecione “Meus Contratos” (clique em contrato desejado);
  3. Selecione “Informações do Contrato” e clique em “Solicitar Cancelamento”.

Como cancelar o empréstimo consignado no prazo de 7 dias?

  1. Entrar em contato com o banco credor e solicitar o cancelamento do empréstimo consignado.
  2. Feito o pedido, é importante requerer o protocolo de atendimento.
  3. Em seguida, deve-se verificar a desaverbação ou liberação da margem.

7 dias

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Posso cancelar meu empréstimo? Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, qualquer pessoa pode cancelar um serviço ou produto adquirido em um prazo de 7 dias corridos. É o chamado Direito do Arrependimento e faz parte da legislação por conta da proteção contratual.

Existem ainda outras formas de cancelar o empréstimo. O cidadão pode buscar o auxílio do Procon da sua cidade ou região ou fazer reclamação no SAC ou na Ouvidoria da própria instituição financeira. Porém o caminho mais adequado ainda é através do Portal do Consumidor.

Pode ocorrer da liberação do crédito ser realizada, mas o dinheiro não ser transferido porque os dados bancários estão errados. Por isso, é muito importante conferir as informações bancárias informadas no cadastro ou simulação de crédito. Destaca-se que a conta indicada deve ser no mesmo nome do titular do empréstimo.

Para realizar o cancelamento definitivo, acione o Cancelamento de Autorização nos terminais de autoatendimento BB ou na Internet.

A principal dica sobre como sair das dívidas é acabar com os débitos que possuem juros maiores, como o cheque especial, trocando por dívidas mais baratas. Outra possibilidade é renegociar a dívida diretamente com o credor.

Conteste pelo site bb.com.br > acesse sua conta > aba cartões > contestar compra ou ligue para a Central de Relacionamento BB (4004-0001 ou 0800-729-0001) e explique toda a situação.

Se o benefício for cancelado, o empréstimo não será cancelado. Ou seja, mesmo se deixar de receber o Auxílio Brasil, o beneficiário precisa se organizar para pagar todos os meses o empréstimo até o final do prazo do contrato, depositando na sua conta o valor da parcela.

A resposta é simples: é possível, porém, o valor recebido pelo beneficiário deve estar em sua conta no momento da solicitação do cancelamento.

A Caixa Econômica Federal suspendeu na última quinta-feira (12) a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito pela recém-empossada presidente da Caixa, Rita Serrano.

7 dias

Uma nova regra permitirá o cancelamento do contrato do empréstimo com desconto em folha, mesmo após a sua contratação e recebimento do crédito. Assim, o empréstimo consignado pode ser cancelado em até 7 dias pelo titular, sem qualquer ônus.

Como provar que não fiz empréstimo consignado? O primeiro passo é ir à uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência. Também deve entrar em contato com a empresa para informar que não solicitou e nem recebeu o valor, comprovando que o dinheiro não foi para a sua conta.

O cancelamento só pode ser feito se você contratou o empréstimo há menos de 7 dias. Para o cancelamento ser efetivado, é preciso ter na sua conta do Nubank o valor total do empréstimo mais as taxas de IOF, o imposto que incide na transação.