Como cancelar um contrato de convivência marital?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Outro ponto importante é que o encerramento da união estável e do contrato de convivência não necessita de um processo para ser encerrado. Havendo consenso, basta ir ao cartório e comunicar o encerramento da união, respeitando todos os direitos e deveres previstos no contrato.

A decisão de se separar em uma união estável deve ser formal para que as obrigações legais de cada parte sejam definidas e cumpridas de acordo com os termos da dissolução da relação estável. Existem duas formas de cancelar a união estável, que se assemelham ao divórcio civil.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tornou obrigatória a atuação de advogado ou defensor público para a dissolução da união estável em Cartório de Registro Civil.

A formalização do divórcio ou da dissolução da união estável é realizada por meio de escritura pública que, após expedida, deve ser levada ao Cartório de Registro Civil onde foi realizado o casamento ou registro da união estável para averbação.

A dissolução de união estável pode ser feita na justiça, em cartório ou até mesmo online, que é a forma mais simples é rápida.

Porque, sim, é necessário um advogado. A escritura pública é o documento confeccionado pelo cartório, documento formal que põe fim a união. O valor desta escritura varia por ESTADO. Aqui, em Santa Catarina, o valor atual – março de 2022, é R$ 103, 11 (cento e três reais e onze centavos).

A escritura pública declaratória de união estável não tem prazo de validade, e se os interessados decidirem pelo término da união, podem solicitar que essa escritura seja averbada, a fim de dar publicidade a dissolução.

Para dissolver a união estável, o casal deverá ir ao cartório com um advogado, portando os seguintes documentos:

  • RG e CPF.
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de nascimento dos filhos (se houver);
  • Declaração de união estável (se houver);
  • Descrição dos bens;

Sim. Embora a lei apenas mencione expressamente a possibilidade de inclusão do sobrenome do cônjuge (ou seja, no casamento) o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já reconheceu que os companheiros em união estável também possuem esse direito.

É possível saber se existe alguma escritura pública de união estável lavrada em qualquer cartório de notas pesquisando no Colégio Notarial que fica na Capital do Estado. Pesquise no google onde fica e telefone para eles para saber o valor e a forma de obter certidão sobre se existe ou não escritura de união estável.

Não havendo mais a convivência mútua e contínua, resta descaracterizada a união estável e, com isso também, sua condição de companheira.

O documento de dissolução de união estável pode ser feito online desde que seja de comum acordo, sem filhos menores e sem bens a partilhar. Este documento pode ser assinado pelos declarantes separadamente, onde cada um estiver. Após preenchido, deve ser levado ao cartório para reconhecer firma das assinaturas.

O processo de dissolução de união estável pode durar meses ou anos, o que irá depender de cada caso concreto e da complexidade de cada um. Quando há litígio e muitos bens a serem partilhados, com dívidas, por exemplo, o tempo de duração do processo será maior.

A resposta objetiva é que quem vive em união estável é casado ou solteiro, que pode ser solteiro, viúvo ou divorciado. Na prática, as pessoas que vivem em união estável usam o termo “companheiro (a)” ou “convivente” para se referir ao seu estado civil.

Podem receber pensão alimentícia os filhos e os ex-cônjuges e ex-companheiros de união estável.

É possível realizar a consultar de termos de união estável de todos os cartórios do Brasil. Basta acessar a opção “Consultar União Estável” no menu principal. Após acessar a opção para consultar uma união estável, basta inserir o CPF que deseja consultar para que o sistema realize a busca e demonstre o resultado.

Se você fez um Contrato de União Estável Particular, registrado ou não em cartório, a Dissolução é a melhor solução para vocês. Este simples documento, assinado pelos envolvidos e mais duas testemunhas já tem a validade jurídica necessária para pôr um fim a União realizada anteriormente.

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ilegítima a existência paralela de duas uniões estáveis, ou de um casamento e uma união estável, inclusive para efeitos previdenciários.

º________________________________, residente e domiciliado/a na cidade de ________________________________________________________________ à rua _____________________________________________________________________, declaro, para os devidos fins, que estou separado/a de fato de _____________ ...

Pode ser realizado de três formas distintas: - Extrajudicialmente, em cartório, sem necessidade de ter que ingressar com pedido judicial; - Através de um processo judicial consensual, com consentimento de ambos os cônjuges; - Processo litigioso, sem consenso em um ou mais termos do divórcio.

Caso prefira, o casal pode dar entrada no pedido de divórcio no cartório de forma online, através do e-Notariado. Cada parte deverá solicitar um certificado digital na plataforma. Depois disso, é preciso ligar para o cartório de notas e agendar uma videoconferência.