Como cancelar o contrato com o iFood?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Abrir o App do iFood e ir em Pedidos. Selecionar o Pedido que deseja cancelar e clicar em Ajuda. Depois, clicar em “Tenho um problema com meu pedido” Ali, você pode selecionar o motivo pelo qual deseja cancelar.

O acesso ao chat com restaurantes é feito na tela de andamento dos pedidos, na aba “Chat”, ou, após a finalização do pedido, na aba “Fale com a Loja”. Já o acesso ao iFood acontece sempre por meio da aba “Ajuda”, onde sempre vem escrito “Falar com o iFood”.

O cancelamento irá gerar um bloqueio temporário no aplicativo, mas não se preocupe, pois após 30 minutos será reativado o seu cadastro.

As principais causas de restrição temporária são:
Acidente (24 horas); Excesso de rotas rejeitadas (15 minutos); Problemas no veículo (8 horas). Nesse status, você ficará sem acesso ao app iFood para Entregadores por 48 horas.

Dessa forma o motoboy trabalhador que presta serviços ao IFOOD tem direito ao reconhecimento de vínculo de emprego e receber FGTS, férias mais 1/3, 13º salário, adicional noturno, horas extras, dentre outros.

R$ 0,99

A taxa de serviço iFood é uma tarifa de R$ 0,99 cobrada pelo aplicativo em compras que não atingem o valor mínimo de R$ 20 para ajudar na manutenção da plataforma quando o cliente fecha o pedido. Quem paga esse valor é o consumidor.

A taxa de entrega do iFood vai para quem? O destino da taxa de entrega iFood vai depender do plano escolhido pelo restaurante quando ele se cadastrar na plataforma. Se for o plano Básico, a taxa vai para o próprio restaurante, já que ele se responsabiliza pela entrega dos pedidos realizados.

Qual é o WhatsApp do iFood? O cliente pode iniciar a troca de mensagens com o restaurante na conta de WhatsApp do iFood. O número é: +55 11 94216-7462.

Essa solicitação é feito somente pelo proprietário através do portal. Acesse portal do parceiro, logo após clique em CHAMADOS E AJUDA > Meu contrato com iFood> Encerrar meu contrato com iFood. Deixe comentário sobre o motivo do cancelamento.

Como acompanhar o estorno do seu pedido no iFood

  1. Abra o app do iFood e vá até “Pedidos”. Lá você vai encontrar o pedido para o qual solicitou o estorno;
  2. Entre no pedido e clique em Ajuda;
  3. Na sequência, clique em “Não Recebi Meu Reembolso”.

Pedido em atraso
O tempo de entrega é um dos fatores analisados pelo cliente ao realizar um pedido. Quando acontece um atraso, o cliente pode se sentir frustrado e solicitar um cancelamento. Nesses casos o cliente pode realizar um novo pedido em outro restaurante ou, até mesmo, desistir de pedir no iFood.

É importante que você saiba que o iFood tem um grande compromisso com uma comunicação clara e empática em relação ao uso da plataforma. Sendo assim, a desativação só ocorre em caso de fraude, mau uso da plataforma, ou descumprimento dos nossos Termos de Condições de Uso.

R$ 2.602

O salário médio pago pela empresa iFood para o cargo de Motoboy (Brasil) é aproximadamente R$ 2.602 por mês, ou seja, 65% acima da média nacional.

Resposta da empresa
Como o iFood não tem nenhum vínculo empregatício com os entregadores, você irá receber o seu seguro desemprego sim, beleza?

A média aferida pela pesquisa é de R$ 23 líquidos por hora trabalhada —quatro vezes superior ao do salário mínimo por hora (R$ 5,5). “Os ganhos dos entregadores estão atrelados às horas engajadas no aplicativo.

Descubra quem paga a taxa do iFood
Para quem não sabe, o app cobra uma taxa de 12% a 27% em cada pedido, fora a mensalidade, que fica entre R$ 100 e R$ 130. Para cobrir esses valores, você pode aumentar o preço dos seus produtos.

Taxa de Entrega no iFood
Quem tem o plano iFood Entrega pode escolher a opção de não cobrar esse valor do cliente. Na aba Promoções da sua página do iFood, é possível selecionar a opção.

O Que é a Taxa de Serviço iFood? De acordo com o iFood, a nova taxa de serviço é uma tarifa para ajudar na manutenção da plataforma. Então, além da taxa de entrega, agora cobra-se uma taxa extra de R$ 0,99 nos casos em que o pedido tem o valor abaixo de R$20,00. Mas ela só aparece quando o cliente conclui o pedido.

  • Guilherme Pinho Bonifacio
  • Felipe Ramos Fioravante
  • Simone Alves de Carvalho
  • Patrick Sigrist
  • Eduardo Baer