Como cancelar a matrícula na Cruzeiro do Sul?

Perguntado por: aprates3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Por gentileza, solicitamos que você oficialize sua interação por meio de um desse canais: presencialmente na Central de Atendimento ao Aluno – CAA ou pela CAA On-line, via Área do Aluno (www.cruzeirodosul.edu.br), no qual é possível realizar solicitações de serviços.

Alunos de graduação EAD: presencialmente em seu respectivo Polo, ou CAA On-line (na Área do Aluno). Candidatos de pós-graduação EAD: posead@cruzeirodosulvirtual.com.br, 3003-1189 (capitais e regiões metropolitanas) e 08007215844 (demais localidades). Alunos de pós-graduação EAD: CAA On-line (na Área do Aluno).

Reclamar e cancelar cursos a distância
Por fim, buscar o Poder Judiciário. Se a questão for só pedagógica, podem ser acionados a Secretaria da Educação e o próprio MEC. Na opção de desistência do curso, a solicitação do cancelamento do contrato deve ser encaminhada diretamente à instituição dos cursos a distância.

Valor da multa ou penalidade do cancelamento do cruzeiro. pela parte do passageiro varia conforme mencionado a cima. Por exemplo: 60 dias antes da data de embarque. a penalidade é de 5% do valor total do cruzeiroViagem a bordo de um navio cruzeiro., a 45 dias 50%, a 30 dias 80% e por ai vai.

Para garantir os seus direitos, o consumidor deve solicitar a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos por escrito, e protocolar esse pedido na secretaria da faculdade ou escola.

A desistência do curso deve respeitar os prazos legais, geralmente no mínimo de 7 (sete) dias depois da assinatura do contrato para que a Instituição possa preencher a vaga para outra pessoa, por analogia, ao artigo 49 CDC ou outro prazo estipulado em contrato.

Há que se destacar que não há prazo para a desistência por parte do aluno, e nem restrições quanto ao motivo do cancelamento. O que pode ocorrer é uma variação com relação ao que deve ser reembolsado.

Resposta do Idec: O entendimento é que o aluno tem direito à devolução do valor da matrícula até o momento do início das aulas. Isso porque o valor da matrícula deve ser diluído nas mensalidades, não podendo configurar uma 13ª mensalidade, algo que seria abusivo.

Não é necessário pagar para trancar a faculdade. O ato de pegar uma matrícula de um curso superior e trancar é direito de todo estudante. O trancamento pausa o curso de todas as maneiras, seja quando falamos das aulas ou até do pagamento das mensalidades.

Passo a passo para trancar a faculdade
Para isso, basta procurar a secretaria acadêmica e informar-se sobre os procedimentos burocráticos. Pergunte como funciona, com quem você precisa falar e quais documentos precisa apresentar. Depois disso, é só seguir os passos dados pela secretaria.

Os cursos de Educação a Distância – EaD, assim como os presenciais, precisam cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC. Os alunos de EaD também têm o direito de trancar a matrícula e, em geral, o procedimento e requisitos são os mesmos da modalidade presencial.

Um cancelamento de matrícula nunca é desejado pela instituição, mas também não deve servir como justificativa para que o estabelecimento de ensino tire qualquer tipo de vantagem dos familiares do estudante. Do início ao fim, o vínculo deve ser pautado em boas práticas e na transparência.

O consumidor não precisa justificar por escrito o cancelamento da inscrição no curso, mas se faz necessário, por segurança, que o aluno comunique, por escrito, dentro do estabelecimento de ensino, ou envio de carta registrada nos Correios, sobre o cancelamento do curso.

O trancamento pode ser feito durante certo período, disposto em regimento da instituição de ensino. Por outro lado, no cancelamento da matrícula não há reserva de vaga, de modo que o aluno perde o vínculo, e a vaga poderá ser preenchida por outro aluno.

A cada parada é feita uma expedição de duas, três horas no máximo para explorar a terra firme ou ir a lugares aonde só se chega em embarcações ainda menores. Ou seja: esse tipo de cruzeiro não oferece nenhuma dúvida a cada escala.

60 dias

A agência de viagem ao qual intermedia com a MSC mandou então um email solicitando o cancelamento e o estorno, que respondeu informando na data de 08/02/2022 pela assistente de relacionamento Gabriela que confirmava a solicitação e o reembolso seria processado no prazo de 60 dias, e pediu que aguardasse contato futuro.

11.1 A Empresa reserva-se o direito de, a qualquer tempo, cancelar qualquer Cruzeiro mediante envio de comunicação para o Hóspede ou seu agente de viagens.