Como camaleões enxergam?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Estudo feito com os répteis revela que os olhos, porém, não são tão independentes quanto aparentam. Além de se camuflar com perfeição na natureza, o camaleão também consegue mover seus olhos de forma independente. Ele consegue ter duas perspectivas do mundo ao seu redor, o que, para os humanos, é quase incompreensível.

Os olhos dos camaleões são uma das suas características mais admiradas, pois são telescópicos e movem-se independentemente em todas as direções. Assim, o camaleão consegue aperceber-se de tudo o que se passa ao se redor.

O efeito de camuflagem é replicado graças a uma fina camada de tinta líquida que muda de tonalidade quando aquecida. Quando as partículas presentes na tinta se agrupam em estruturas helicoidais maiores, elas podem refletir uma cor específica conforme o comprimento de onda.

Dorme suspenso sobre os galhos ou ramos secos enroscados ou bromélias, onde ás vezes se refugia entre as folhas secas, na parte inferior da planta. O camaleão come a própria pele que se desprende de seu corpo no processo natural de mudança de pele.

Visão dos camaleões
Sempre que olhamos para algum objeto, os olhos miram na mesma direção, focalizam um mesmo ponto. Mas camaleões podem olhar para cima e para baixo, simultaneamente: seus olhos realizam movimentos independentes de 180 graus.

A língua do camaleão é suficientemente poderosa para garantir que o animal "agarre" insetos de até 30% o seu próprio peso. Cientistas descobriram que a saliva do camaleão é 400 vezes mais pegajosa que a humana, o que lhe confere a habilidade de “segurar” o alimento na língua antes de devorá-lo.

A cor que ele assume corresponde ao ambiente em que está e se assemelha à coloração das folhas, das flores ou do chão, o que engana o inimigo. Mimetismo é o nome dado ao processo do camaleão camuflado, quando o animal imita a aparência do habitat ou do ambiente em que se encontra no momento em que passa um predador.

s camaleões mais pequenos lançam a língua para caçar as presas a uma velocidade de 96 quilómetros por hora num centésimo de segundo, indicaram cientistas da universidade de Brown.

Os camaleões comunicam através de mudanças de cor, caçam com línguas velozes e vivem em alguns dos habitats mais ameaçados da Terra. São os cristais reflectores de luz das células cutâneas que conferem aos camaleões-pantera as suas cores variadas.

Como citado, os insetos são a principal fonte de alimentação dos camaleões. Por isso, é possível encontrar opções de larvas, minhocas, moscas, grilos e outros animais que fazem parte da dieta do animal em lojas especializadas.

cor verde

Depende da espécie – são mais de 150. Na maioria delas, prevalece a cor verde, visível quando os répteis estão relaxados. A superfície de um camaleão é forrada por células chamadas cromatófaros, que contêm pigmento amarelo.

Não lhe toques as costas porque pode considerá-lo como uma agressão. Não esperes que um camaleão seja muito amigável, já que só alguns o conseguem; fica contente se ele tolera a tua presença e te deixa pegar nele de vez em quando.

Muito interessante, mas ainda não responde a nossa pergunta principal: afinal, existem camaleões no Brasil? A resposta é que não existem camaleões verdadeiros! A presença de grades de cristais que refletem luz é uma característica que só existe em algumas espécies da família Chamaeleonidae.

Antes de tudo, a coloração do camaleão é uma arma de camuflagem. Compensando sua lentidão, ela lhe permite escapar dos predadores. A mudança de cor se dá sob controle neurohormonal, em função de estímulos visuais (cenário, luminosidade), mas também da temperatura e do estado psíquico.

Mais conhecidos pela sua capacidade de mudar de cor, os camaleões também são donos da incrível capacidade de mover cada olho independentemente, o que lhe dá uma visão de quase 360° do ambiente.

Ele mede cerca de 30 cm e pesa 1 kg. Muda de cor como todos os outros camaleões. Este réptil pode viver até aproximadamente 10 anos.

Diferentes espécies de camaleão são capazes de variar a sua coloração e padrão por meio de combinações de rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura.

Outros répteis também se destacam quando o assunto é visão. O lagarto, por exemplo, tem uma orientação espacial guiada pelas imagens. A visão dessa espécie é bastante especializada, fazendo com que os animais consigam enxergar longe. Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos.