Como Calvino se converteu?

Perguntado por: nveloso . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 15 votos

Entre 1533 e 1534, converteu-se ao protestantismo e teve que fugir de sua terra natal por causa da perseguição contra os fiéis que aderiram às novas religiões protestantes. Calvino se refugiu na Suíça, nação europeia onde a liberdade religiosa e a de pensamento predominavam.

Dentro da teologia calvinista, a ação de Cristo ao sacrificar-se não foi um ato para salvar toda a humanidade, mas apenas os eleitos. O calvinismo também enxergava a fé de maneira mais individualizada, e por isso o papel de intermediação com Deus feito pelos clérigos na Igreja Católica era criticado por Calvino.

Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento. Essas defesas iam ao encontro dos interesses da burguesia de Genebra, que acolheu Calvino e cedeu-lhe grande espaço para atuação política.

Os luteranos acreditam que, para serem salvos, precisam praticar boas obras e permanecer firmes na fé, enquanto os calvinistas acreditam que a salvação já foi feita por Deus antes da criação do mundo. Outra diferença entre essas duas religiões está na relação entre Deus e o fiel.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

Além da religiosidade, o calvinismo defendia outros princípios morais. A doutrina, por exemplo, enxergava no trabalho uma grande virtude a ser valorizada pelo cristão fiel. Assim, a riqueza pessoal e os lucros obtidos com o trabalho, vistos como pecado pelo cristianismo, eram também uma forma de honrar a Deus.

Os calvinistas são os evangélicos e igrejas que se orientam pelo legado do reformador francês João Calvino. Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas.

A diferença e que o luteranismo é uma denominação cristã ligada a Martinho Lutero , pioneiro da reforma da igreja na Alemanha a partir de 1517. é o calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quando uma ideologia sócio- cultural com raízes na reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI .

Pode-se admitir a predestinação, mas apenas no sentido de que Deus predestinou todos nós para a glória, para a salvação sempiterna. Mas não todos de uma vez, e sim cada um ao seu tempo de mérito para passar pela porta estreita. E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades.

Os cinco pontos são:

  • T- Total Depravity (Depravação Total)
  • U- Unconditional Election (Eleição Incondicional)
  • L- Limited Atonement (Expiação Limitada)
  • I- Irresistible Grace (Graça Irresistível)
  • P- Perseverance of the Saints (Perseverança dos Santos)

O grande questionamento que movia Lutero era a questão da venda de indulgências, isto é, a Igreja pedia doações em dinheiro em troca de perdão pelos pecados.

Lutero e Calvino defendiam reformas nas ideias do catolicismo e concordavam sobre o ponto da redenção.

Sendo assim, o calvinismo sustenta que a nossa relação com Deus é que rege todo o sistema de vida em geral, tendo uma interpretação basilar de uniformidade imediata de Deus com o homem e do homem com Deus.

o Calvinismo , ao contrario da Igreja, defendia que o trabalho era uma virtude de Deus, logo ganho de poder e dinheiro tambem era. Se adequando assim a vida da Burguesia que através de seus comércios procuravam lucrar cada vez mais.

O Calvinismo foi a religião da burguesia porque a Igreja Catolica atacava a maneira de a burguesia lucrar. A situação era pouco confortavel para os burgueses , a Igreja condenava os banqueiros, que emprestava dinheiro a juros;insultava os comerciantes que revendiam produtos por um preço maior.