Como calibrar uma pipeta automática?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Nunca mover a pipeta da posição vertical quando estiver com líquido na ponteira. Manter a pipeta na posição vertical e efetuar a aspiração do líquido lentamente, dando uma pausa de uma fração de segundos após a aspiração. É recomendado que se faça um ambiente na ponteira com o líquido a ser pipetado.

A limpeza da pipeta começa com essas três etapas simples:

  1. Inspecione o pistão: Procure cortes e corrosão.
  2. Use um cotonete de haste longa: umedeça com um agente de limpeza.
  3. Examine o interior do eixo: Procure obstruções.

Conhecido popularmente como calibração interna, ajuste interno, ajuste interno automático, ou ainda calibração automática, esse recurso ajusta automaticamente a balança sem a necessidade de pesos externos.

Nas pipetas automáticas, a sucção de líquidos ocorre por deslocamento de ar. Ao pressionar o êmbolo, o pistão dentro do instrumento se move para baixo expulsando o ar (de acordo com o volume predeterminado). O volume de ar deslocado pelo pistão é igual ao volume de líquido que será aspirado.

A calibração de instrumentos ou equipamentos de medição é executada por laboratórios de calibração, que podem ser acreditados ou possuírem seus padrões de trabalho calibrados em laboratórios acreditados.

Exemplos de equipamentos que devem ser calibrados em um SGSST: detectores de gases, manômetros, medidores de ruído, medidores de iluminância, equipamentos de aferição de pressão arterial, etc. Como gerenciar?

O mais importante é que as calibrações devem ser realizadas como testes de aceitação quando novos instrumentos ou equipamentos de medição são adquiridos. Mas são indispensáveis quando existe alguma dúvida sobre o funcionamento do instrumento ou este é reparado após um defeito.

Para isso, pegue a pipeta com uma das mãos e gire o botão de ajuste com a outra mão até chegar ao volume desejado. Existe um anel no meio do botão que bloqueia o volume. Para o ajuste fino do volume é necessário girar o botão 1/3 acima do volume desejado e voltar lentamente para a configuração exata.

Calibração de uma pipeta volumétrica: Determine a massa do recipiente vazio até a miligrama mais próxima. Transfira a porção de água sob equilíbrio térmico, para o recipiente com a pipeta, pese o recipiente coletor e seu conteúdo e calcule a massa de água dispensada a partir da diferença nas duas massas.

Dica importante que vai melhorar seus resultados da técnica de pipetagem. O pré-umedecimento da ponteira é uma excelente dica de pipetagem, pois aumenta a umidade na camada de ar existente entre a ponteira e o pistão da micropipeta, possibilitando a redução da perda de amostra devido à evaporação.

O volume a ser pipetado pode ser determinado usando o botão de ajuste de volume e observando o volume a ser pipetado no visor digital. Em alguns modelos de micropipetas, o ajuste de volume é feito no próprio botão de pipetagem. Encaixe uma ponteira para micropipeta na extremidade inferior da com movimento de rotação.

As pipetas podem ser de vidro ou de plástico e variam de acordo com sua capacidade. Dentre as manuais podemos incluir as do tipo Pasteur, as volumétricas e as graduadas, já as automáticas são classificadas como monocanal ou multicanal.

Autoclavagem. Algumas micropipetas podem ser totalmente autoclavadas ou apenas as peças que foram contaminadas devido ao uso inadequado. Pipetas de deslocamento de ar e algumas ponteiras são normalmente autoclavadas a 121°C com uma pressão positiva de 1 bar (100 kPa) durante um período de 20 minutos.

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

Antes de enviar um instrumento para a calibração , é necessário o levantamento de algumas informações importantes como faixa de uso instrumento, faixa de medição, resolução, especificações do fabricante, critérios de erro, etc. Essas informações irão contribuir para a análise do certificado ao final da calibração.

Tipos de calibração

  • Calibração de pressão;
  • Calibração de temperatura;
  • Calibração de fluxo;
  • Calibração de pipeta;
  • Calibração elétrica;
  • Calibração mecânica.

O pipetador automático é um instrumento versátil que pode ser utilizado com pipetas tanto de vidro como de plástico. Esta versão de pipetador tem como uma de suas principais características não necessitar de líquidos para o seu devido funcionamento.

Como já foi descrito, pipetar com a boca pode levar o profissional a engolir o líquido contaminado, por isso, o procedimento deve ser evitado.

Pressione o botão de pipetagem até o primeiro ponto de pressão. Para aspirar o líquido, solte lentamente o botão. O líquido é dispensado novamente ao pressionar até o segundo ponto de pressão. A pipetagem reversa é mais adequada para líquidos com alta pressão de vapor, alta viscosidade e tendência à formação de espuma.