Como calcular volume de um triângulo retângulo?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Desta forma: V = A x h. Sendo que A é igual o cálculo da área da base. Assim, devemos observar primeiro o formato da base que sustenta o objeto. Se a base for triangular (3 lados) deverá ser utilizado o cálculo da área do triângulo, para posteriormente multiplicar o resultado pela altura.

Multiplique a área triangular pela altura do prisma a fim de determinar o volume. Como agora você tem todas as partes da equação, multiplique a área pela altura. O resultado será igual ao volume do prisma triangular.

O volume de um prisma triangular pode ser encontrado multiplicando a área da base pelo comprimento da altura do prisma.

Vamos entender: a regra/fórmula do Teorema de Pitágoras diz que em todo triângulo retângulo podemos observar a seguinte equação: cateto² + cateto² = hipotenusa²

Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).

Como calcular o volume? O volume é dado pela multiplicação da altura (h), largura (a) e comprimento (b). Note que as figuras planas não possuem volume, pois só têm duas dimensões. Alguns sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas têm fórmulas próprias.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Volume da pirâmide de base triangular
O cálculo do volume de uma pirâmide triangular, também chamada de tetraedro, quando todos os lados são iguais, é feito a partir do cálculo da área do triângulo (base) que está no plano. Em seguida, multiplica-se pela altura e divide-se por três.

Para calcular a área total de um prisma, basta somar a área de suas bases e a área lateral. Não existe uma fórmula geral para essa soma, pois o número de faces de um prisma é variável e não existem fórmulas para áreas de polígonos que possuem mais de quatro lados.

O volume da pirâmide depende diretamente da área da sua base e da sua altura, então, o volume de uma pirâmide qualquer é igual à área da base vezes a altura da pirâmide dividido por três.

A fórmula para encontrar o volume de um prisma retangular é a seguinte: Volume = Comprimento * Altura * Largura, ou V = C * A * L.

Para calcular a área do triângulo equilátero, multiplicamos o quadrado da medida do lado pela raiz de 3 dividido por 4.

Triângulo Retângulo. Razões Trigonométricas. Seno, Cosseno e Tangente. Exercícios de seno, cosseno e tangente.

2 Triângulo Retângulo
Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus.

O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.

A área do triângulo é o produto entre a base e a altura divido por 2. A área do triângulo é a medida da sua superfície, que pode ser calculada multiplicando a base pela altura e dividindo por dois, considerando qualquer triângulo.

A área do triângulo retângulo, assim como de um triângulo qualquer, é a metade do produto entre a base e a altura.

A área do triângulo retângulo que possui base medindo 5 cm e hipotenusa medindo 13 cm é igual a 30 cm².