Como calcular um vetor paralelo a outro?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Para obter um vetor w paralelo a um vetor v, basta tomar w=kv onde k é um escalar. Nesse caso, w e v são paralelos. Se k=0 então w=kv será o vetor nulo.

Planos paralelos
A definição é a mesma: dois planos são paralelos quando não possuem ponto em comum. As propriedades variam, uma vez que há variação na natureza de uma das figuras: Quando dois planos são paralelos, qualquer reta que pertença a um deles é paralela ao outro.

Dizemos que uma reta é paralela a um plano quando não existe ponto de encontro entre os dois. A representação dessa situação é dada por uma parte do plano e da reta, uma vez que ambos são infinitos.

Para calcular se um vetor é perpendicular a outro, podemos usar a fórmula para o produto escalar do ponto de vista geométrico. Ou seja, levando em consideração que o cosseno do ângulo que eles formam será zero.

Soma e Subtração de Vetores Perpendiculares
O vetor resultante liga o início do primeiro ao final do segundo. Para determinar o módulo do vetor resultante entre dois vetores perpendiculares, fazemos coincidir o início dos dois vetores. O módulo do vetor resultante é determinado pelo teorema de Pitágoras.

A primeira maneira de se somar dois ou mais vetores é a forma gráfica. A regra é simples: cada vetor a ser somado é colocado de maneira que o final de um coincida com o início do próximo. O vetor resultante será obtido unindo-se o início do primeiro com o final do último.

Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA.

Resumo sobre operações com vetores
A direção de um vetor equivale à sua posição no espaço. O sentido de um vetor equivale ao ponto para onde ele está direcionado, sendo o responsável por determinar se o vetor é positivo ou negativo. Para vetores na mesma direção, utiliza-se o conceito de soma ou subtração comum.

u.v = |u| |v| cos(x)
onde x é o ângulo formado entre u e v.

A regra é posicionar a origem dos dois vetores no mesmo ponto e traçar uma reta paralela a cada um passando pela extremidade do outro. O vetor soma, ou vetor resultante, será o vetor que une a origem dos dois vetores com o cruzamento das duas retas paralelas a cada vetor, formando assim um paralelogramo.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte. Existem alguns paralelos “especiais”, como é o caso da Linha do Equador.

Uma quarta característica de um vetor é formada por dois pares ordenados: o ponto onde ele começa (origem do vetor) e um outro ponto onde ele termina (extremidade do vetor) e as coordenadas do vetor são obtidas pela diferença entre as coordenadas da extremidade e as coordenadas da origem.

Assim, a equação do plano é da forma $$ax+by+cz+d=0,$$ em que os coeficientes de $x,y$ e $z$ são as componentes do vetor $N$.

Retas que seguem o mesmo sentido, mas não se encontram
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido.

As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Duas retas pertencentes ao mesmo plano são conhecidas como paralelas quando elas não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, elas nunca se cruzam. As retas em amarelo são paralelas. Retas paralelas são duas retas contidas em mesmo plano que não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, são retas que nunca se cruzam.

O vetor diretor da reta de intersecção entre dois planos é encontrado fazendo o produto vetorial entre os vetores diretores dos dois planos. Esse novo vetor vai ser simultaneamente perpendicular aos dois, sendo paralelo à reta que une os planos.