Como calcular um terço no Excel?

Perguntado por: uoliveira2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Selecione as células que deseja formatar. Na guia Página Inicial, clique no Iniciador de Caixa de Diálogo ao lado de Número. Na lista Categoria, clique em Fração. Na lista Tipo, clique no tipo de formato de fração que você deseja usar.

Dica: Para dividir valores numéricos, use o operador "/", pois não existe uma função de DIVIDIR no Excel. Por exemplo, para dividir 5 por 2, digite =5/2 em uma célula, que retorna 2,5.

Selecione uma célula vazia diretamente acima ou abaixo do intervalo que você deseja somar e, nas guias Página Inicial ou Fórmula na faixa de opções, clique em AutoSoma > Soma. A AutoSoma irá detectar automaticamente o intervalo a ser somado e criar a fórmula para você.

O Que É Uma Fórmula de Excel? Chamamos de fórmulas de Excel todos os números e sinais que representam equações. Estas, por sua vez, resultam em diversas funções, por exemplo: adição, subtração, média ponderada, divisão e muito mais.

Escolha uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em AutoSoma na guia Página Inicial, pressione Enter e pronto! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números. Veja um exemplo.

Como calcular um terço
Se você quiser calcular vários terços de alguma quantidade, por exemplo, seis terços de 24 = \frac{6}{3} de 24, faça o seguinte: Primeiro, divida o número 24 por 3, o resultado dá 8. Depois, multiplique o numerador da fração (6) pelo 8 da divisão anterior. Multiplique 6 × 8 = 48.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Segundo a Norma, a fração ideal é calculada multiplicando a área de todo o terreno pela área do imóvel em questão. Esse resultado precisa ser dividido pelo equivalente à área total de construção das unidades somadas.

Fazer regra de 3 no Excel é mais simples do que se imagina. Basicamente, você só precisa colocar os dados na tabela, ver qual é a incógnita e, depois, realizar uma multiplicação. Você vai chegar ao mesmo resultado que chegamos no cálculo manual: 10 horas (600 minutos) para a produção de 1000 embalagens.

Para isso, selecione a célula onde quer ver o resultado e escreva a fórmula = Célula1/Célula2. Assim como na soma e na subtração, substitua onde se lê "Célula1" e "Célula2" pelas células que deseja dividir. Por exemplo =A1/A2.

Como calcular porcentagem de um valor no Excel
Selecione uma célula > digite = > insira o valor inicial (ou o nome da célula) > digite o sinal * > o valor da porcentagem > seguido de seu símbolo %. Exemplo: para calcular 20% de 200, ficará “=B2*20%”. Aperte “Enter” para visualizar o valor final.

Como Habilitar Cálculo Manual no Excel

  1. Acesse a aba Fórmulas.
  2. Logo na direita da tela, selecione Opções de Cálculo.
  3. Dentre as opções disponíveis, selecione Manual.

Usar a Função LIN Para Numerar Linhas
Por exemplo, se quiser fazer uma contagem de 1 a 100, digite: LIN(1:100). O número um aparecerá na primeira linha e, então, basta clicar no quadradinho azul e arrastá-lo para baixo até chegar ao valor 100, nas demais linhas.

Dica: Se você alterar qualquer um dos números que está adicionando, selecione a soma e pressione F9 para atualizar o total. É possível também usar mais de uma fórmula em uma tabela. Por exemplo, você pode somar cada linha de números na coluna da direita e somar esses resultados na parte inferior da coluna.

Para executar esta tarefa, utilize o operador aritmético * (asterisco). Por exemplo, se você digitar =5*10 em uma célula, será exibido 50.

AutoSoma é o botão que exibe o símbolo de "somatório" (o Sigma maiúsculo do alfabeto grego). De fácil acesso em dois locais na Faixa de Opções, esse botão pode ser encontrado na guia Início, no grupo Editar, ou na guia Fórmulas, no grupo Biblioteca de Funções.

O que é a fórmula SOMASE? A função SOMASE é utilizada para somar dados utilizando um critério/restrição, ou seja, é possível somar uma quantidade numérica em uma coluna, com base em um critério de pesquisa que está em outra coluna.