Como calcular teste de 3Km?

Perguntado por: lgouveia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

>> Primeiro Passo Faça um teste de 3 km em pista e transforme o tempo total em segundos. Depois calcule seu pace na distância. Exemplo: 3.000 metros = 12 minutos 12, 60 segundos = 720 segundos 720 segundos divididos por 3.000 ou 3 km = 240 segundos/60 = 4'/km cada quilômetro.

3 km (progressivo) – corrida leve a moderada. * Comece o treino devagar e atinja a corrida moderada entre o 4º e 5º minuto de atividade realizando uma corrida progressiva. * Comece o treino devagar e atinja a corrida moderada entre o 4º e 5º minuto de atividade realizando uma corrida progressiva.

Então, se você correr três ou quatro quilômetros, você queimará cerca de 200 a 300 calorias – um treino sólido. O problema é que muitas pessoas adicionam um brownie de 400 calorias à sua dieta porque “merecem”. A realidade é que você precisa criar um déficit geral de calorias se quiser perder peso.

Como o pace é medido em minutos por quilômetro, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto (minutos) para percorrer uma distância (quilômetro). Imagine um corredor que completa 5 km em 30 minutos. Então, é só pegar 30 (tempo gasto) e dividir por 5 (distância).

Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro. Se levar 50 minutos para percorrer 10 km, o ritmo é de 5 minutos.

Conheça 7 benefícios da corrida

  • A corrida melhora o sono. ...
  • Diminui a tensão e o estresse. ...
  • Previne a osteoporose. ...
  • Ajuda a controlar o colesterol. ...
  • Correr aumenta a autoestima. ...
  • Uma aliada na redução de gordura corporal. ...
  • Combate a depressão.

De acordo com a pesquisa, a velocidade ideal para chegar à combinação de longevidade com qualidade de vida varia entre 5 e 7 km/h – um pace que gira entre 8,5 e 12 minutos por km.

O ideal é que, seja atingida e mantida a velocidade máxima que o praticante consegue correr por minuto com a respiração regular. Caso esteja ficando ofegante demais, é possível reduzir um pouco o ritmo para respirar e ter uma performance melhor nos próximos quilômetros.

E um menor índice de massa corporal parece cada vez mais importante à medida que as distâncias das corridas aumentam: um estudo de 2004 descobriu que o IMC ideal para corredores masculinos de 800m foi entre 20 e 21, enquanto cai entre 19 e 20 para corredores de 10K e maratonistas.

Ainda de acordo com o profissional, “o ideal é começar com caminhadas de 30 minutos e a cada treino, aos poucos, ir introduzindo a corrida no meio, intercalando com a caminhada, até chegar o momento em que correrá direto os 30 minutos sem dificuldade”.

5 km

Começar com os 5 km é uma distância boa para o iniciante. É importante não subestimar a quilometragem e pular etapas na fase de treinos.

7 minutos

De modo geral, 1 km pode ser percorrido confortavelmente entre 6 e 7 minutos; esse tempo pode ajudar na orientação quando a corrida é feita em parques nos quais não existe indicação de marcação.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Quem quer perder barriga correndo deve praticar a atividade pelo tempo estimado de 30 a 45 minutos por sessão, podendo correr de 3 a 4 vezes por semana.

No caso dos 5:00, equivale a correr 1 quilômetro (1000 metros) em 5 minutos. Mas, como neste desafio o que vale é o ritmo, então se for correr 100 metros, por exemplo, seria correr essa distância em 1minuto, ou então 50 metros em 30 segundos e por aí vai...

Alcançar o objetivo de 5 km significa desenvolver, principalmente, resistência aeróbia para correr por 35 minutos em média, em ritmo moderado.

Como 1 km equivale a 1000 metros e uma 1 hora equivale a 3600 segundos, chegamos a esse valor de 3,6. Portanto, para transformar um valor de km/h para m/s, basta dividi-lo por 3,6, e para transformar uma velocidade de m/s para km/h, basta multiplicá-la por 3,6.

Para encontrar o tempo, divide-se a distância percorrida pela taxa. Por exemplo, se o Carlos está a andar de carro a 45 km/h e percorre um total de 225 km, então ele este a conduzir durante 225/45 = 5 horas.

Vá correndo de 800 em 800 m para atingir um ritmo de três minutos e dez segundos em cada etapa. O segredo para fazer os 5 km em 20 minutos é aumentar a velocidade com um ritmo consistente. É melhor dividir o percurso em partes menores para que o treino seja mais eficiente.

Pré-treino
A banana, a aveia, os cereais integrais, o pão integral e as raízes, como a batata doce ou aipim, são boas opções para serem ingeridas antes de encarar uma corrida.

Correr ajuda a emagrecer sim, mas isso não significa que você deve negligenciar a sua dieta. Para perder peso mais rápido, o ideal é que você produza um déficit calórico. Mesmo que sinta fome após o treino, vai precisar ingerir menos calorias do que de costume e queimar mais com os exercícios.