Como calcular tensão de um circuito elétrico?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req .

Sabemos que, para o peso ser mantido em equilíbrio, a força de tensão deve ser igual à força da gravidade no peso. Em outras palavras, Tensão (Ft) = Força da gravidade (Fg) = m × g. Considerando um peso de 10 kg, então, a força de tensão é 10 kg × 9.8 m/s2 = 98 Newtons.

A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.

A tensão elétrica é a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e em minúsculo para sinais alternados.

Todos os elementos ou receptores conectados em paralelo apresentam a mesma tensão, por isso: Vt = V1 = V2 = V3 ... A soma da intensidade de corrente que passa por cada um dos receptores é a intensidade total: It = I1 + I2 + I3 ...

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo em horas) = total em kWh.

A tensão, diferença de potencial entre dois pontos do campo elétrico, é determinado pela divisão entre o trabalho e a carga. Como o trabalho mede a quantidade de energia, o isolamos na fórmula e calculamos.

Com o movimento do ponteiro pela escala, o instrumento compara a parte da corrente que continuou fluindo pelo circuito com a pequena parte da corrente que passou a passar pelo conjunto de resistências do multímetro e, através da Lei de Ohm, determina o valor da tensão aplicada no circuito.

A tensão elétrica é definida como a energia potencial elétrica armazenada por unidade de carga elétrica. Por exemplo, quando uma carga elétrica de 1,0 C é colocada em uma região de 10 V, ela adquire uma energia potencial elétrica de 10 J.

A tensão de circuito aberto é calculada pelo método de Thevenin, onde todo um circuito pode ser simplicado em um que apresente somente um terminal, uma corrente e uma resistência. Para achar o valor da tensão, multiplica-se a corrente pela resistência equivalente.

O cálculo da corrente de curto-circuito na saída do transformador, inicialmente, requer o entendimento da Lei de Ohm. Uma das fórmulas mais usadas para encontrar esse valor é a seguinte: I=V/Z.

LEI DE KIRCHHOFF DAS TENSÕES (LKT): A SOMA ALGÉBRICA DAS TENSÕES EM QUALQUER CAMINHO FECHADO (LAÇO OU MALHA) DE UM CIRCUITO É SEMPRE NULA. número de incógnitas = 2*b – número de fontes independentes equações dos elementos + equações de fontes dependendes= b – no de fontes indep.

Voltagem: Termo leigo para se referir à tensão. Em vez de dizer “12 volts de voltagem”, você pode dizer “tensão de 12 volts”. É importante enfatizar que no inglês a palavra “voltage” é perfeitamente correta e muito usada, o que acaba gerando confusão, já que no português o termo muda.

R$ 0,000195

SOBRE O Volt
O valor do Volt hoje está em $ 0,000040, convertendo este valor para reais, um Volt vale R$ 0,000195.

1 Volt significa que cada carga elétrica de Coulomb que sai de um ponto ao outro transmite exatamente 1 Joule de energia elétrica. Cada kVA é uma medida equivalente a 1000 voltamperes (1 kVA = 1000 VA).

A tensão total aplicada a um circuito série é dividida entre cada uma das cargas (Figura 1-5). A tensão através de cada resistor é conhecida como uma queda de tensão. A queda de tensão é diretamente proporcional ao valor da resistência da carga. Quanto maior o valor da resistência, maior é a queda de tensão.

Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado
2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].

a corrente total do circuito é igual à soma da corrente de cada dispositivo; quanto mais resistores estiverem em um circuito, menor é a resistência total — isso nos diz que a resistência total do circuito é menor do que a resistência de qualquer resistor.