Como calcular tensão de pico na carga?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Se lhe for dado o valor rms da onda sinusoidal, a fórmula para o cálculo do valor de pico é: EPICO = Erms / 0.707 ou 1.414 x Erms Exemplo: Conversão de tensão “rms” em tensão de pico.

Pico, cujo símbolo é a letra p minúscula, é um prefixo do Sistema Internacional de Unidades que corresponde a um fator multiplicativo de 10-12 ou 0,000 000 000 001.

Valor de Pico a Pico
Esse valor é a medida do pico mínimo ao pico máximo do sinal.

Os picos de energia aleatórios acontecem em razão de sobrecargas elétricas nas instalações e circuitos. De modo geral, essa alteração é temporária, mas pode causar prejuízos nos aparelhos eletrônicos.

Qual é o valor de pico associado a uma tensão com valor eficaz de 127 V? Resposta: O valor de pico da tensão é 179,6 V.

A tensão de pico inversa do diodo (PIV ou PRV – Peak Reverse Voltage) é de grande importância nos projetos de retificação. Esta é a tensão máxima nominal do diodo que não deve ser ultrapassada na região de polarização reversa.

Para calcular a tensão RMS da tensão média, a tensão média é multiplicada por 1,1107. Um usuário insere a tensão, V, e o resultado será automaticamente calculado e exibido.

T=1/f onde f é a freqüência. Valor eficaz ou RMS (Root Mean Square) de uma onda periódica de CORRENTE e TENSÃO está relacionado com o calor dissipado em uma resistência. A clássica fórmula de potência permite obter o valor médio da potência dissipada na resistência.

O valor eficaz (também denominado tensão RMS) de uma tensão periódica no tempo representa o valor de uma tensão constante que produz a mesma dissipação de potência realizada pela tensão periódica.

Resumidamente, a tensão eficaz é a tensão alternada equivalente a uma tensão contínua para um circuito cuja potência média gasta é a mesma nos dois casos (alternada e contínua). Ou seja: considere um circuito de corrente contínua com um gasto de 10W a uma tensão de 5v.

As linhas de média tensão são redes com uma tensão entre 1 e 35 kV (1.000 e 35.000 volts), de acordo com a Norma Internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional.

Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts. Quando encontramos a informação, por exemplo, de 220/380 volts, deve-se concluir que 380 volts equivalem à tensão de linha, enquanto 220 Volts referem-se à tensão de fase.

Lei de Kirchhoff das Tensões: A soma das tensões em torno de uma malha fechada é zero. onde n conta as tensões dos elementos em torno da malha. A Lei de Kirchhoff das Tensões também pode ser descrita de outra forma: A soma dos aumentos de tensão é igual à soma das quedas de tensão em torno de uma malha fechada.

O kVA (kilovoltampere) é uma unidade de medida de potência aparente utilizada em sistemas elétricos de corrente alternada. Ou seja, simboliza a potência total fornecida.

O valor máximo da tensão (corrente) é também chamado de “valor de pico”, Vp, e é o valor desde zero até a máxima ou a mínima amplitude. Chamamos de valor de pico a pico, Vpp, a diferença entre o valor máximo e o mínimo valor da amplitude.

Se a oscilação de tensão na rede de energia elétrica, popularmente chamada de 'pique de energia', causar danos a aparelhos elétricos, independentemente da existência de culpa, cabe à empresa concessionária a responsabilidade pelo reparo, a substituição ou ressarcimento do produto.