Como calcular tempo normal e tempo padrão?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O cálculo é feito utilizando-se a Equação 1 .

  1. Tempo padrão =FT*TN*TP.
  2. TP = Tempo Padrão.
  3. TN = Tempo Normal.
  4. FT = Fator de tolerância.

Atualmente, três métodos de determinação do tempo padrão predominam, sendo eles: Cronoanálise – recebe também a denominação de estudo de tempos; Sistemas predeterminados de tempo – também chamados de tempos sintéticos; Amostragem do trabalho.

As tolerâncias concedidas têm um valor de 10% (trabalho leve e um bom ambiente) e 50% de tempo (trabalhos pesados e condições inadequadas). Porém geralmente utiliza-se uma tolerância entre 15% e 20% (fator tolerância entre 1,15 e 1,20) do tempo para trabalhos normais em um ambiente normal, para as empresas industriais.

Tempo Normal = Tempo Médio x Rendimento/ 100.

TN = TC x RT (2) Pela equação acima, TN refere-se ao tempo normal fator de ritmo, TC diz respeito ao tempo cronometrado ou tempo médio (TM) e RT é a ritmo do operador.

Para calcular o valor do tempo médio entre as falhas de seus ativos, você deve indicar o tempo total de funcionamento do equipamento ou máquina em um período e dividir pelo número de falhas ocorridas nesse mesmo período.

Quando se discute o cálculo do tempo padrão para determinada tarefa no ambiente de produção, além da média de observações de tempos de execução por um operador capacitado, deve-se considerar o grau de habilidade desse operador, chegando a um tempo normalizado.

Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo). Dessa forma: 100 x 8 = 800 => o tempo produtivo.

O diagrama de processo de duas mãos, (SIMO) é uma técnica utilizada para estudos de produção que envolve montagem ou desmontagem de componentes. 1 – As duas mãos devem iniciar e terminar os movimentos ao mesmo tempo. 2 – As mãos não devem permanecer paradas ao mesmo tempo.

As tolerâncias de orientação podem ser de: paralelismo paralelismo paralelismo, perpendicularidade perpendicularidade e inclinação inclinação inclinação.

2.7 Determinação do fator de tolerância
“Na prática das empresas brasileiras, o que se tem observado é a utilização de uma tolerância entre 15% e 20% do tempo para trabalhos normais, em condições de ambiente normais” (PEINADO; GRAEML, 2007, p. 102).

Barnes (1977) define fator de tolerância como o tempo representado pelas pausas permitidas pela empresa durante o dia de trabalho. Estas dizem respeito às pausas para interrupções programadas, tempo ocioso e intervalos para necessidades pessoais, os quais são calculados por meio relação descrita na fórmula 2.

Para fazer esse cálculo, é preciso dividir a quantidade de horas que você trabalha no mês pelo salário que recebe. Um trabalhador com jornada de 44 horas semanais, soma 220 horas ao final do mês. Assim, para saber qual é o valor da hora de trabalho, nesse caso, basta dividir as 220 horas pelo valor da remuneração.

Carteira de trabalho
Assim a CTPS é assinada, a data do primeiro dia na empresa fica marcada como data de emissão do trabalho. Depois de obter esse dados, o profissional deve: Calcular por quanto tempo esteve em período de experiência. Somando todos os dias até o dia final.