Como calcular soma de base?
A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+). A saturação por bases é um excelente indicativo das condições gerais de fertilidade do solo, sendo utilizada até como complemento na nomenclatura dos solos.
Como calcular CTC a pH 7?
A Capacidade de Troca de Cátions a pH 7,0 (CTC a pH 7,0) é calculada pela soma dos teores de Ca++, Mg+, K+, Al+++ e H+ determinados na análise e dada em cmolc/dm3. Esta representa a quantidade máxima de cargas negativas que o solo possui e que poderiam permitir a troca por cátions.
O que é a soma de bases?
A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+). A saturação por bases é um excelente indicativo das condições gerais de fertilidade do solo, sendo utilizada até como complemento na nomenclatura dos solos.
Qual a CTC ideal?
De modo geral, os referenciais para a CTC são: CTC baixa: < 50 mmolc dm-3. CTC média: 50 – 100 mmolc dm-3. CTC alta: > 100 mmolc dm-3.
Qual é a fórmula do calcário?
carbonato de cálcio
A fórmula química do calcário se traduz em CaCO3. Pode ser formado por carbonato de cálcio (CaCO3) e/ou carbonato de magnésio (MgCO3). As rochas apresentam características mais cálcicas ou mais magnesianas, conforme o seu teor de óxido de cálcio e de magnésio.
Como se calcula o pH do solo?
O valor de pH de um solo pode ser modificado através do uso de substâncias alcalinas como o calcário, por exemplo. O aparelho que permite medir o pH de solos é denominado de phmetro, é ele que faz a leitura das características ácidas ou básicas.
Qual CTC usar no cálculo de calagem?
Para o cálculo da necessidade de calagem (NC) deve-se conhecer os valores da soma de bases, da CTC a pH 7,0 e o PRNT do calcário.
Como calcular OV% na análise de solo?
V% = (100 x S) / T = (100 x 0,66) / 6,04 = 10,9%. V = 10,9%. O solo, conforme os dados da análise, é um solo com baixo teor de bases trocáveis que ocupam quase 28% da CTC efetiva e 10,9% da CTC a pH 7,0. O valor da CTC efetiva é baixíssimo.
Como fazer o cálculo de adubação?
Por exemplo, ao adubarmos uma cultura que necessite, por hectare, de 30 kg de nitrogênio (N), 90 kg de fósforo (P2O5) e 60 kg de potássio (K2O), faremos o seguinte cálculo: Dividir os 3 números pelo menor, sendo: 30/30 - 90/30 - 60/30, resultando em 1 - 3 - 2.
O que ev% do solo?
O valor V nos dá uma idéia da percentagem dos pontos de troca de cátions que estão ocupados por bases. Ou seja, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por K, Ca, Mg, Na, e passíveis de troca a pH 7,0 quando comparado com os pontos ocupados por (H+Al).
Quanto maior a CTC maior o pH do solo?
Quanto maior a CTC do solo, maior o número de cátions que este solo pode reter. Portanto, a CTC é uma característica físico-química fundamental ao manejo adequado da fertilidade do solo (Lopes & Guilherme).
O que é CTC e CTA?
O conjunto das cargas negativas nas superfícies das partículas do solo é nomeado como capacidade de troca catiônica (CTC), e as cargas positivas nas superfícies das partículas do solo é denominado capacidade de troca aniônica (CTA).
Qual fazer primeiro gessagem ou calagem?
Aplicação. Para se obter melhores resultados, a aplicação do calcário deve ser feita antes, para corrigir a acidez do solo e depois de sua ação (que leva até 3 meses), realizar a gessagem, se necessária.
O que eleva a acidez do solo?
A acidez do solo tem origem nas rochas que formam o solo, na interação do solo com o clima - principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada-, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou na reação de ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo.
Como calcular a relação cálcio e magnésio?
A relação Ca/Mg é de 3:1 (1,9/0,6). A correção da acidez do solo deverá utilizar um calcário que apresente teores de Ca e Mg próximos da relação Ca/Mg. O técnico pode manter esta relação ou aument-a-la para 4:1 ou mais, dependendo da cultura estabelecida.