Como calcular seno e cosseno de ângulos não notaveis?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Seno (sen) = cateto oposto/hipotenusa; Cosseno (Cos) = cateto adjacente/hipotenusa; Tangente (Tg) = cateto oposto/cateto adjacente ou seno/cosseno.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

A Lei dos Senos determina que num triângulo qualquer, a relação do seno de um ângulo é sempre proporcional à medida do lado oposto a esse ângulo. Esse teorema demonstra que num mesmo triângulo a razão entre o valor de um lado e o seno de seu ângulo oposto será sempre constante.

De acordo com a tabela o seno de 20º é aproximadamente 0,342.

Quando se subtrai um número positivo de outro positivo, o resultado é positivo. Se um dos números for negativo, o resultado será negativo.

No círculo trigonométrico, o sinal da função cosseno é positivo quando x pertence ao primeiro e quarto quadrantes. Já no segundo e terceiro quadrantes, o sinal é negativo.

do selo de 120 é o mesmo tamanho do seu de 60. conclusão 60° = seno de 120 graus.

O valor do seno de 150º vale 1/2.

tá vendo ele não é zero graus ele a cena 5°. porque se for zero não tem abertura nenhuma nem triângulo e não existe mais triângulo você falar de um ângulo de 0°.

Em um triângulo qualquer, o quadrado da medida de um lado é igual a diferença das soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados e o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo formado por estes lados.

O seno de 30° corresponde a divisão entre o cateto oposto e a hipotenusa. Do mesmo modo, que o seno de 60° também é a divisão entre cateto oposto e a hipotenusa.

Assim, independentemente dos comprimentos dos lados de um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, por exemplo, o seno de 30° sempre será igual a 1/2, pois, em um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, a hipotenusa tem o dobro do comprimento do cateto oposto a esse ângulo.

Podemos dizer, portanto, que a soma do quadrado do seno de um arco com o quadrado do cosseno desse mesmo arco sempre será igual a 1.

Quando falamos de um ângulo de zero graus, ao desenhar esse cenário no plano cartesiano obtemos as coordenadas (1;0) e por isso o valor do cosseno de zero é um. Assim, o cosseno de zero é um pois não há formação de um ângulo, apenas a projeção sobre o eixo das abscissas com valor igual a um.