Como calcular seno de 90?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

No caso do seno, temos o primeiro e o segundo quadrante positivos, enquanto o terceiro e quarto quadrantes são negativos. Portanto, seno de 90º é igual a 1.

No círculo trigonométrico do cosseno, o primeiro e quarto quadrantes são positivos, enquanto o segundo e terceiro quadrantes são negativos. No caso do seno, temos o primeiro e o segundo quadrante positivos, enquanto o terceiro e quarto quadrantes são negativos. Portanto, O seno de 90º é igual a 1.

Ângulo reto: Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90 graus. Assim os seus lados estão localizados em retas perpendiculares.

Note que o ângulo de 90o está exatamente em cima do eixo vertical, bem no sentido da luz que incide sobre ele. Por isso, o valor do cosseno de 90o é zero.

Assim, independentemente dos comprimentos dos lados de um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, por exemplo, o seno de 30° sempre será igual a 1/2, pois, em um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, a hipotenusa tem o dobro do comprimento do cateto oposto a esse ângulo.

Quando temos dois ângulos cuja soma é igual a 90°, eles são chamados de complementares; já quando tempos dois ângulos cuja soma é igual a 180º, eles são chamados de suplementares.

Resposta verificada por especialistas. O seno de 40º é um número irracional e por isso não pode ser representado por uma fração. Uma aproximação para o seno de 40º é a fração 643/1000.

O domínio e o contradomínio da função seno são iguais a R. Ou seja, ela está definida para todos os valores reais: Dom(sen)=R. Já o conjunto da imagem da função seno corresponde ao intervalo real [-1, 1]: -1 < sen x < 1. Em relação à simetria, a função seno é uma função ímpar: sen(-x) = -sen(x).

A função Sin retorna o seno do argumento, um ângulo especificado em radianos. A função Tan retorna a tangente do argumento, um ângulo especificado em radianos.

Resposta verificada por especialistas. O valor do seno de 150º vale 1/2.

Sendo sen 37 graus = 0,6, calcule: Esta na foto.

De acordo com a tabela o seno de 20º é aproximadamente 0,342.

Resposta verificada por especialistas
O valor do seno de 360º é igual a 0.

sen60° = sen2·30° = 1/2·1/2 = 1/4. Entretanto, observe que o seno de 60° não é igual a 1/4.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Triângulo Retângulo

2 Triângulo Retângulo
É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus.

Retângulos

Retângulos são figuras geométricas que possuem quatro lados e cujos ângulos internos medem 90 graus. Os retângulos são quadriláteros que possuem todos os ângulos retos.

Além disso, repare que quando for 90° o prolongamento do raio não atingirá o eixo das tangentes, logo não existe a tangente de 90°.

Os estudos são feitos de acordo com as seguintes definições: Seno (sen): razão entre os lados que formam um dos ângulos agudos (menor que 90°). Cosseno (cos): razão entre o valor do cateto adjacente e a medida da hipotenusa. Tangente (tg): razão entre o seno e o cosseno de um dado ângulo ou entre os catetos.

O seno de um ângulo é a razão entre o cateto oposto ao referido ângulo e a hipotenusa de um triângulo retângulo. Dessa forma, pode-se entender que a razão é o resultado da divisão da medida do cateto oposto pela medida da hipotenusa. Porém, essa relação depende do ângulo considerado.

O seno de um ângulo no triângulo retângulo é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. O cosseno de um ângulo no triângulo retângulo é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa.