Como calcular quantidade de pastagem?

Perguntado por: lsilva5 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Normalmente, adotamos um valor de consumo de matéria seca de 2% do peso vivo (PV) para animais em pastejo. Para exemplificar, no caso de um animal com peso médio de 300 kg, a demanda de consumo de matéria seca, nesse caso, seria de 6 kg MS/ animal/ dia (300 kg x 2% PV).

A média de produção de pastagens brasileiras é em torno de 15 toneladas por hectare. A média de consumo por animal é de 4% do peso vivo ao dia. Por exemplo: um animal de 400 quilos terá um consumo de 16 quilos de pasto todos os dias.

Pastagem: veja como calcular a quantidade de sementes de acordo com o valor cultural. O valor cultural é um parâmetro que indica a qualidade da semente obtida através da fórmula: Valor Cultural (%VC) = (%germinação x %pureza) / 100, cujo resultado é expresso em porcentagem.

O primeiro ingrediente desse cálculo é a população, seguido do espaçamento entre linhas. A quantidade de plantas da população deve ser multiplicada pelo número de espaçamento entre linhas. Em seguida, o resultado dessa primeira conta precisa ser dividida por 10.000, que é a quantidade de metros presente em 1 hectare.

A taxa de lotação pode ser definida pelo número de animais, ou unidades animais (1 UA = 450 kg PV), dividido pela área pastejada. Por exemplo: se tivermos uma área de 50 hectares, com 300 cabeças, a taxa de lotação será de 6 cabeças por hectare.

Em um sistema de confinamento, é uma técnica muito utilizada, o número de cabeças de gado cabe por hectare depende do consumo de concentrado e da forragem de pasto, onde você consegue colocar em média 10 cabeças de gado por hectare.

Nas pastagens utilizadas em sistema de manejo rotacionado, as áreas geralmente são divididas em 6 a 12 piquetes por prorriedade. Neste sistema, há aumento nos investimentos em cercas, porém, a divisão da pastagem e o manejo dos animais em pastoreio rotacionado, podem manter até 1,0 U.A. em cada hectare.

A capacidade total dele tem de ser calculada em relação ao número de cabeças pela área. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, recomenda duas cabeças por metro quadrado.

No confinamento, o ideal é a metragem de 15 metros quadrados por animal. O cocho linear deve ter 35 centímetros por cabeça.

Recomendando-se 10kg sementes / hectare com qualidade de pureza 40% e 85% de germinação (ou seja, VC 34%) obtém-se 3,4 Kg de sementes puras viáveis (40% de 10 Kg x 85%). Em um hectare isto representa 44 sementes por m2 (130 sementes x 3.400g / 10.000 m2).

É sempre expressa em UA (Unidade Animal)/ha, lembrando que a UA corresponde a um animal adulto médio de 450 Kg. Essa média nos permite inferir que quando o pasto possui 1 cabeça por hectare, de animais de 540 Kg, na realidade, a pressão de pastejo é equivalente a 1,2 UA/ha, já que o peso corresponde 20% acima da média.

Pegue a calculadora para facilitar e siga o exemplo: Um bovino de 300 quilos de peso vivo; Logo, o 50% de rendimento de carcaça se resume a 150 quilos. A conta correta para fazer o cálculo da arroba é 300 X 50% dividido por 15.

No Brasil Central, é prática comum o arrendamento de pasto cobrado como 15% a 20%***** do valor da arroba do boi gordo, por cabeça e por mês.

Como calcular a arroba do boi
Cada arroba representa 15 quilos da carcaça do bovino. O cálculo para saber a arroba é o seguinte: Peso vivo multiplicado pelo rendimento da carcaça em porcentagem, dividido por 15.

Divida 10.000 (valor de m², correspondentes a 1 hectare) pelo espaçamento da sua lavoura (em metros); O resultado dessa divisão deve ser multiplicado pelo número de plantas por metro linear. Assim você terá a população de plantas por hectare.

Resolução para saber a quantidade de plantas por metro linear passo a passo: Nº de plantas/metro = (população de plantas X espaçamento) / 10.000. Nº de plantas/metro = (300.000 X 0,5) / 10.000. Nº de plantas/metro = 15 plantas/metro linear.

Veja o que é possível produzir em 1 hectare:
Soja: produtividade média de 3.500 kg/ha. Milho: produtividade média de 5.700 kg/ha. Algodão: produtividade média de 3.200 kg/ha. Cana-de-açúcar: produtividade média de 80.000 kg/ha.

1.1.
O dimensionamento da lotação em face de área disponível para circulação do público é calculado pela equação a seguir, onde a densidade de público por metro quadrado (m²/pessoa) calculado deve ser menor que 2,5 pessoas/ m².

Em média, o cálculo de pessoas por metro quadrado em lugares onde as pessoas estarão sentadas varia entre uma a duas pessoas por metro quadrado, enquanto para eventos onde as pessoas ficarão em pé, é possível acomodar de 3 a 9 pessoas.

A medição é feita por unidade de animais (UA), que corresponde a um bovino de 450 kg. No Brasil hoje, temos em média 0,97 UA por hectare, já a média mundial está em torno de 0,3 UA por hectare.