Como calcular probabilidade em genética?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Em Genética, podemos calcular a probabilidade de um casal ter dois filhos, por exemplo, sendo um menino e uma menina. O fato de um dos filhos do casal ser um menino não influencia o sexo do segundo filho, pois são eventos independentes. A probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino é de 1 em 2 (1/2).

Como ficam os genótipos no heredograma? A probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente. A probabilidade de dois ou mais eventos mutuamente exclusivos ocorrerem é igual a soma das probabilidades de ocorrerem separadamente.

Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.

Uma vez que a formação de cada filho é um evento independente, a chance de nascer uma menina, supondo que homens e mulheres nasçam com a mesma frequência, é 1/2 ou 50%, como em qualquer nascimento.

O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett.
...
Genótipo.

Aa
AAA NormalAa normal
AAA Normalaa Albino
  1. Número de gametas do indivíduo 1: 24 = 16.
  2. Número de gametas do indivíduo 2: 22 = 4.
  3. Número total de combinações genotípicas: 16 x 4 = 64.
  4. Assim, temos 64 combinações genotípicas para um indivíduo resultante do cruzamento dos dois indivíduos em questão.

Os padrões clássicos de herança para distúrbios monogênicos são: autossômico dominante, autossômico recessivo, dominante ligado ao X, recessivo ligado ao X e ligada ao cromossomo Y.

Para montar um quadro de Punnet, devemos determinar os gametas, montar o quadro e combinar os gametas. Considere o exemplo a seguir: Uma espécie de ratos apresenta indivíduos com pelos pretos e pelos brancos. A cor preta é determinada por um alelo dominante B, e a cor branca é determinada pelo alelo recessivo b.

Uma regra de probabilidade que é muito útil na genética é a regra do produto, a qual afirma que a probabilidade de dois (ou mais) eventos independentes ocorrerem juntos pode ser calculada multiplicando-se as probabilidades individuais dos eventos.

A probabilidade de uma criança herdar o gene "a" de sua mãe "Aa" é de 50%. Isso ocorre porque a mãe tem um gene "a" e um gene "A", e cada célula da mãe possui apenas um dos dois genes. Quando a mãe produz um óvulo, ela escolhe aleatoriamente qual dos dois genes vai colocar no óvulo.

A probabilidade de ser heterozigoto ou ser Rh- é calculada somando-se as duas probabilidades: 1/4 + 2/4 = 3/4.

Por exemplo, qual é a probabilidade de sair um número ao lançarmos um dado? Ela é 100%, pois sempre sairá um número. Isso pode ser calculado dividindo o número de elementos do evento pelo número de elementos do espaço amostral.

Para chegar ao resultado de possibilidades de combinação desses elementos, basta multiplicar todos os números das opções: 2 x 3 x 3 x 5 = 90. Resumindo, é possível ter 90 combinações diferentes de refeição com as opções que foram apresentadas.

A probabilidade é a razão entre o número de elementos no conjunto evento, dividido pelo número de elementos do espaço amostral.

Resposta correta: 0,375 ou 37,5%. A probabilidade é dada pela razão entre o número de possibilidades e de eventos favoráveis.

No lançamento de dois dados a probabilidade de obtermos soma das faces voltadas para cima igual a 6 será de aproximadamente 13,9%.

Qual é a probabilidade de que a soma dos resultados obtidos ao se lançar dois dados equilibrados e idênticos seja 7? Ana analisa a situação e diz: – Há 36 casos possíveis para os resultados, dos quais 6 são favoráveis. Logo, a probabilidade de dar a soma 7 é 16.

A probabilidade de ocorrer um número 5 no lançamento de um dado é de, aproximadamente, 16,7%. A probabilidade é igual a razão entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Sabemos que um dado possui 6 lados numerados de 1 a 6.