Como calcular perícias D&D?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

Todas as perícias devem ter um valor preenchido (um modificador, geralmente entre -1 e +6). Esse modificador é o mesmo do valor do atributo associado, somado ao bônus de proficiência do nível do personagem quando a perícia for uma das proficiências da classe do personagem.

Típicos valores base de pontos de perícia são 2, 4 e 8. A cada dado de vida, uma criatura ganha um número de pontos de perícia igual ao valor base + seu modificador de Inteligência (se a soma for 0 ou menos, ganha 1 ponto de perícia mesmo assim, porque você sempre ganha pelo menos 1 ponto de perícia por DV).

Pontos de Perícia
Isso vai depender do tipo de Campanha que estamos desenvolvendo, de sua idade e sua Inteligência. Cada ponto de Inteligência significa 5 pontos de Perícia. Cada ano de idade natural significa 10 pontos de Perícia. Cada ano de idade não-natural significa 5 pontos de Perícia.

As perícias podem ser de diversos tipos, com finalidades voltadas para cada uma das situações específicas às quais são destinadas: perícia criminal, perícia ambiental, perícia de engenharia, perícia tecnológica, perícia médica e muitas outras.

A perícia pode ser realizada na fase de inquérito policial, como no caso que comentamos, ou do processo, observando os peritos o prazo de dez dias para a elaboração do laudo, prorrogável em casos excepcionais (art. 160, parágrafo único, do CPP).

Tarrasque

Descrição: O monstro mais temido do Plano Material em D&D não é outro senão o feroz Tarrasque.

Para saber o resultado de uma Salvaguarda compara-se o valor da tabela do personagem (de acordo com classe e nível) ou do monstro ao resultado em uma rolagem de d20. Caso o resultado seja igual ou maior que o valor da tabela há um sucesso, mas se o valor for menor há então uma falha.

Mas qual é a função das Perícias em um RPG? De acordo com o glossário do sistema Daemon ela: “determina o que seu Personagem sabe fazer. Ele pode saber usar uma espada, ou ser um excelente carpinteiro. É a Perícia que diz o quão bom ele é em determinada profissão”.

Para determinar seus PVs iniciais, o processo é simples, como explicado na pequena fórmula abaixo: Pontos de Vida Iniciais = Valor Máximo do Dado de Vida da Classe + Modificador de Constituição + Possíveis bônus, como a subraça Anão da Colina ou o talento Vigoroso.

Existem três maneiras para determiná-los: Rolando 4d6 (quatro dados de seis faces) seis vezes, somando o valor dos três maiores resultados e descartando o menor valor. Após fazer isso seis vezes, distribua os valores obtidos entre os seis atributos; Você pode pegar os seguintes números: 15, 14, 13, 12, 10 e 8.

Como calcular pontos de vida no D&D? No D&D e em muitos RPG de Mesa em geral, os pontos de vida são calculados jogando-se os dados de vida. Cada classe possui um determinado dado de vida, seja d6, d8, d10 ou d12, joga-se esse dado e soma-se o bônus de constituição.

O bônus de proficiência é um simples modificador que indica, a grosso modo, quão excepcional é seu personagem. O valor inicial é +2 (para um personagem de nível 1) e cresce gradualmente à medida que o personagem ganha experiência (+3 no quinto nível, etc, chegando a +6 no décimo-sétimo nível do personagem).

Depois que calcular o total de xp olhe o número de monstros envolvidos, vamos dizer que sejam três aranhas gigantes. São três monstros, então de acordo com a tabela, 3 monstros é x2. Então vamos multiplicar esse xp por 2. O resultado final é 1200 (eles não vão receber 1200xp, esse número é só pra calcular o desafio.

Deslocamento. O deslocamento determina quantos metros (ou quadrados) você pode se mover em cada turno. Para determinar o seu valor de Deslocamento, basta consultar a guia Deslocamento nos traços raciais de sua respectiva Raça (para facilitar, terá uma pequena lista ao final deste parágrafo).