Como calcular percentil de peso fetal?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Sendo assim, o peso fetal é caracterizado a partir da medida do fêmur, da cabeça e do abdome do bebê e o valor encontrado está em uma escala de 0 a 100. Por exemplo, se o bebê estiver em um percentil 30, significa que 70% dos bebês da mesma idade gestacional são maiores que ele e 30% são menores.

O peso é calculado em percentil (ou seja, uma escala que varia de 0 a 100). Por exemplo: se o bebê tiver o percentil 40, isso significa que 60% dos bebês de mesma idade são maiores do que ele, enquanto 40% são menores. A variação do percentil considerado normal é ampla, vai de 10 a 90.

O percentil 50 significa a conhecida “média”, e daí vem a expressão “está com o peso acima da média”. Mas, de fato, toda essa população está com o peso dentro da considerada “normalidade”.

Um percentil é relacionado somente com a posição relativa de uma observação quando comparada com os outros valores. Desse modo se um estudante que acerta 75% de um teste, mais cuja nota é o 40 o percentil, significa que somente 40%, da turma tiveram nota pior que aquele estudante e 60% saíram-se melhor.

Com 32 semanas de gestação, um bebê médio mede 41,6 centímetros da cabeça aos pés e 29,3 centímetros da cabeça aos pés, o que é aproximadamente o tamanho de uma pequena abóbora amarela. Nesta semana, o peso do bebê seria de cerca de 1,9 kg.

A altura uterina é a medição do crescimento do bebê por meio de uma fita métrica para verificar se o crescimento está adequado à idade gestacional. Esse exame costuma ser feito pelo obstetra a partir da metade da gravidez e tem como objetivo principal identificar o tamanho do bebê, o ritmo do crescimento e a posição.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

O peso do bebé é classificado por percentis, sendo o percentil 50 o mais comum, o percentil 10 o limite inferior do normal e o percentil 90 o limite superior do normal.

Quando o percentil é um alerta
"Com percentis entre 10 e 90, estamos diante dos resultados esperados. Menos que 10 ou mais de 90 são os casos que precisam de investigação", alerta Helena. Mas isso não significa, necessariamente, que há algo de errado com o feto.

O valor preditivo positivo de 70% significa que, quando o ultrassom diz que o feto está muito grande, a chance desta informação estar correta é de cerca de 70%.

Para calcular um percentil quando os dados possuem uma distribuição normal: – Converta o valor original para o seu escore-z; – Use a tabela anterior e encontre o percentil correspondente. a que estamos lidando; – Multiplique o escore padrão pelo desvio padrão; – Some a esse valor a média.

Os erros na estimativa do peso fetal na ultrassonografia bidimensional (USG2D), mesmo em condições ideais, podem variar de 7 a 10 %, podendo chegar a 14%, o que aumenta o risco de insucesso nas situações extremas, tornando clara a necessidade de melhora na precisão da sua estimativa.

Foi demonstrado e estabelecido que a CA fetal acima do percentil 75 para a idade gestacional está relacionada com fetos em alto risco para crescimento excessivo e aumenta a chance para que estes fetos sejam grandes para a idade gestacional (GIG).

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

Nesse estágio, o tamanho do bebê com 33 semanas de gestação é de cerca de 42.9 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 30.2 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um salsão. O peso do bebê nessa semana é cerca de 2,1 Kg.