Como calcular o volume dos ovários?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O volume ovariano deve ser determinado pela medida de seus três eixos (diâmetros longitudinais, transversais e anteroposteriores) em dois planos ortogonais entre si.

O formato dos ovários se assemelha a uma amêndoa, medindo em geral 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Eles estão localizados nas proximidades de parede pélvica lateral em cada lado do útero.

O volume uterino foi calculado pela fórmula: DL X DAP X DT X 0,45. Nesta etapa também foram consideradas somente as pacientes sem doença uterina. Este trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

OVÁRIOS POLICÍSTICOS. A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

Embora naturalmente o tamanho seja variável de pessoa para pessoa, os ovários também podem aumentar por vários motivos, como pela Síndrome dos Ovários Policísticos, cistos, tumores, entre outros.

Um útero, que apresenta um formato semelhante ao de uma pera, em sua condição normal, apresenta cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura (dimensões modificadas durante uma gravidez).

Cistos foliculares
Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

Sendo assim, a quantidade de folículos por ciclo considerada normal e com boas chances de gestação é de 6 ou mais folículos em cada ovário.

Ultrassom transvaginal pélvico. O médico pode recomendar um ultrassom transvaginal pélvico para verificar a condição do útero e dos ovários. Muitas vezes, o médico consegue determinar se os folículos ovarianos estão funcionando normalmente através do exame.

A reserva ovariana decresce com a idade e para algumas mulheres a fertilidade já começa a diminuir a partir dos 30 anos. O grau de declínio varia de mulher para mulher, mas este envelhecimento começa após os 35 anos e permanece de forma contínua até a menopausa.

As chances de engravidar existem, mas se reduzem consideravelmente. Outro fator a se considerar é o ciclo reprodutivo de mulheres com apenas um ovário. Nessa situação, a menstruação continua normalmente, mas é importante ficar atenta.

4) Calcular o volume: L x AP x T x 0,52.

O útero é um órgão muscular pertencente ao sistema reprodutor feminino. Ele apresenta cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura. O útero é um órgão muscular com formato de pera invertida e pertence ao sistema reprodutor feminino.

O crescimento progressivo do endométrio durante o ciclo menstrual ocorre de forma a preparar o útero para uma eventual gravidez, tornando-o propício a receber o óvulo recém fecundado. No momento da ovulação, o útero encontra-se até 1,0 a 1,5 cm mais espesso que o habitual.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico.

As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.