Como calcular o volume de um trapézio?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Logo, a fórmula para determinar o volume de um prisma trapezoidal será V = [(b1 + b2) x a x 1/2] x h, onde b1 e b2 representam as bases maior e menor do trapézio, a representa a altura do trapézio e h representa a altura do prisma.

O volume do prisma é igual ao produto da área da base pela altura, quer ele seja oblíquo ou reto.

Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.

Logo, pode-se concluir que volume e concentração são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, o primeiro aumenta à mesma proporção que o outro diminui. Para calcular, utilizamos: para a concentração inicial: C = m1 / V. para a concentração final: C' = m1 / V'

Para calcular o volume, basta multiplicar o valor pela altura. Logo, o volume de um paralelepípedo reto é o produto entre o comprimento, a largura e a altura.

O volume do prisma é obtido pelo produto da área de uma de suas bases por sua altura, operação garantida pelo princípio de Cavalieri.

Para verificar a área total, deve-se somar as áreas das faces laterais e as áreas das bases da seguinte forma: At = S1 + 2Sb, sendo S1 a soma das áreas das faces laterais e 2Sb a soma das áreas das bases. Já o volume deve ser calculado assim: V=Ab. h, considerando-se Ab a área da base e “h” a altura.

O volume da pirâmide depende diretamente da área da sua base e da sua altura, então, o volume de uma pirâmide qualquer é igual à área da base vezes a altura da pirâmide dividido por três.

Dado um bloco retangular B, cujas arestas tem medidas a, b e c, seu volume é dado pela fórmula vol(B) = abc.

Para encontrar o volume de um prisma retangular, multiplicamos o comprimento do prisma pela largura do prisma e depois pela altura do prisma.

Logo, o volume do cubo depende somente da medida da sua aresta. O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

As medidas de volume são responsáveis por determinar qual a capacidade de volume de um determinado corpo sólido. Ela mede o quanto de volume esse corpo pode armazenar. O Sistema Internacional de Medidas (SI) define que as medidas de volume são definidas por metro cúbico, apresentada assim: m³.

O volume de um sólido geométrico é uma grandeza que representa o espaço que esse sólido geométrico ocupa. As medidas de volume mais comuns são as unidades cúbicas, como os metros cúbicos m³, os seus múltiplos e os seus submúltiplos.

Como calcular o volume? O volume é dado pela multiplicação da altura (h), largura (a) e comprimento (b). Note que as figuras planas não possuem volume, pois só têm duas dimensões. Alguns sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas têm fórmulas próprias.

Multiplique a área da base pela altura e divida o resultado por 3 para encontrar o volume. Lembre-se que a fórmula para o volume é V =1/3bh. Em nosso exemplo, a base possui área 36 e altura 10, logo o volume é: 36 * 10 * 1/3 = 120.

Resposta. Resposta: Devemos multiplicar a área da base pela altura e dividir o resultado por 3 para encontrar o volume.

Para calcular o volume de um paralelepípedo, basta que seja feita a multiplicação do comprimento, da largura e da altura desse sólido geométrico.