Como calcular o volume de um semi esfera?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A dedução desse cálculo é feita no ensino superior. Logo, para calcular o volume de uma semi-esfera basta dividir o volume da esfera completa pela metade: Vsemi-esf = V(r) .

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro.

Significado de Semicilindro
substantivo masculino Meio cilindro; metade de um cilindro, dividido por um plano que contenha seu eixo.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Os fusos esféricos são parcelas das superfícies esféricas que contêm os polos. Sendo assim, por meio de regra de três, é possível encontrar a área do fuso esférico, bastando para isso compará-lo com a superfície esférica.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Calcular volume piscina redonda
A fórmula é simples: basta multiplicar o diâmetro pela profundidade pelo valor 0,785. Atenção: não confunda piscina redonda com oval! O cálculo deve ser diferente.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura.

Por meio do raio da esfera — ou seja, da distância entre o centro e a superfície — é possível calcular seu volume.

Essa data foi escolhida porque sua representação numérica no calendário norte-americano é 3/14, que seria uma referência ao 3,14 — os três primeiros dígitos do número de Pi.

A determinação clássica do volume de um cilindro é dada pela multiplicação da área da base pela altura do cilindro.

Volume pode ser definido como o espaço ocupado por um corpo, ou a capacidade que ele possui de comportar uma substância. Podemos calcular o volume através da multiplicação do comprimento x largura x altura.

Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.

Se você precisa apenas de parte de uma esfera, como a metade ou um quarto, descubra primeiro o volume completo e, a seguir, multiplique-o pela fração que deseja calcular. Por exemplo, para descobrir o volume de meia esfera que possui volume igual a 8, basta multiplicar 8 por ½ ou dividir esse valor por 2, para obter 4.