Como calcular o volume de um objeto retangular?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos
  1. UME: Cidade de Santos. ...
  2. Como calcular o Volume.
  3. O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). ...
  4. Assim, V = L x L x L ou V = L³ ...
  5. Desta forma: V = A x h.
  6. Sendo que A é igual o cálculo da área da base.

O retângulo é um polígono com quatro lados e cujos ângulos são retos. Essa forma geométrica é bastante comum no cotidiano, como planta baixa de residências, faces de caixas, portas, entre outros objetos que têm essa forma.

Como calcular o volume? O volume é dado pela multiplicação da altura (h), largura (a) e comprimento (b).

Fórmula para calcular o volume de uma caixa
O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura. As três medidas devem de ser expressas na mesma unidade de medida, seja em milímetros, centímetros ou metros.

Um prisma retangular reto tem 6 faces retangulares. Para determinares a área da superfície de um prisma retangular reto, soma as áreas das 6 faces. Também podemos considerar o comprimento (l), a largura (w) e a altura (h) do prisma e usar a fórmula, A=2lw+2lh+2hw, para descobrir a área da superfície.

Para calcular o volume de um paralelepípedo, calculamos o produto entre a altura, largura e comprimento do paralelepípedo.

Um bloco retangular é um sólido limitado por 6 retângulos: suas faces. Esses retângulos constituem 3 pares; em cada par os retângulos são iguais. Os lados dos retângulos são chamados as arestas do bloco. Um tijolo é um exemplo de um bloco retangular.

O retângulo é uma das figuras planas mais presentes no nosso cotidiano. Podemos observar caixas, paredes, mesas e vários outros objetos que possuem faces retangulares. O retângulo é um polígono de quatro lados e recebe esse nome por possuir todos os ângulos internos retos, ou seja, medindo 90°.

O retângulo é uma figura geométrica plana formada por quatro lados (quadrilátero) e apresenta os quatro ângulos internos congruentes (mesma medida) e retos (90°). Além disso, seus lados opostos são paralelos, por isso, o retângulo é um paralelogramo.

Figura plana com quatro lados
O retângulo é uma figura geométrica plana composta por quatro lados e ângulos internos congruentes e retos. Juntamente com o quadrado e losango, essa figura também é considerada um paralelogramo – polígonos com lados opostos paralelos.

Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.

A área do quadrado e do retângulo é calculada multiplicando a medida do comprimento pela medida da largura. Todas as medidas devem estar na mesma unidade de comprimento.

1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml).

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

“O nome correto é paralelepípedo ou bloco retangular?” Paralelepípedo reto retangular é o nome mais correto do prisma que é formado apenas por retângulos (não vamos esquecer que o quadrado é um tipo particular de retângulo).

As dimensões de um bloco retangular são: 16 metros de largura x 25 metros de comprimento x 36 metros de altura.

O quadrado e o losango possuem todos os lados congruentes, então, para calcular o perímetro dessas figuras planas, basta multiplicar o comprimento do seu lado por 4.