Como calcular o volume de concreto em uma estaca?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

No caso de uma estaca com 50cm de diâmetro e 10m de profundidade (que é a altura, nesse caso), fazemos o cálculo da seguinte forma: V = 3,1416 x 0,25 (x2) x 11. É importante fazer esse cálculo com os números exatos, pois uma pequena alteração pode ter bastante influência na quantidade de cimento a ser utilizada.

O dimensionamento geotécnico de estacas é normalmente realizado por métodos semi-empíricos, como Aoki-Velloso, Decourt e Quaresma, entre outros. A incógnita Nl é o índice de resistência à penetração médio na camada de solo de espessura analisada.

Resumo

  1. Área da viga: largura x (altura – espessura da laje) = área em m² Exemplo: 0,20 m x (0,50 m – 0,12 m) = 0,076 m²
  2. Comprimento das vigas menores. Exemplo: 5 m – 2 x 0,2 m = 4,6 m.
  3. Volume de concreto das vigas: área de seção das vigas x comprimento das vigas = volume em m³ ...
  4. Volume total das vigas.

A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.

então. um metro cúbico faz 20 metro quadrado se você tem uma laje de 20 metros você vai usar um metro cúbico se você tem uma lavagem. de 40 metros 2 metro cúbico se tem uma laje de 50 metros você vai usar então.

O metro cúbico (símbolo: m) é uma unidade de medida de volume equivalente a mil litros. É o padrão no Sistema Internacional de Unidades e é derivado do metro, sendo equivalente ao volume de um cubo com arestas de 1 metro. O metro cúbico equivale também a um quilolitro.

1 m³ equivale ao espaço que um cubo de 1 metro de aresta ocupa. Para saber o valor dessa capacidade, é preciso multiplicar o valor do comprimento, da altura e da largura do cubo em questão.

Volume pode ser definido como o espaço ocupado por um corpo, ou a capacidade que ele possui de comportar uma substância. Podemos calcular o volume através da multiplicação do comprimento x largura x altura.

Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura. "Já fizemos as contas e dá aproximadamente 196 metros cúbicos, ou seja, 196 mil litros de água pra servir as duas torres.

A carga da estaca varia conforme o diâmetro:

Diâmetro da Estaca:Ø 25cmØ 30cm
Carga Suportada:até 20 ton.até 28 ton.

Geralmente as posições das estacas são as mesmas das sapatas e colunas. O diâmetro da estaca varia de 20 a 50cm e a profundidade pode passar de 10 metros. Por este motivo as estacas são chamadas de fundação profunda. A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca.

O concreto utilizado deve apresentar resistência característica fck de 20 MPa, ser bombeável e composto de cimento, areia, pedrisco e pedra 1, com consumo mínimo de cimento de 350 kg/m3, sendo facultativa a utilização de aditivos.

Particularmente, não é recomendável utilizar broca com mais de 4 m de profundidade.

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro.

A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”. O teste é realizado em laboratório e é indispensável para garantir qualidade e segurança em diferentes padrões construtivos.

sete metros talvez tá Não mais do que isso dá para fazer mais dá para fazer mais nós deixa a solução mais interessante aí eu posso partir para um protendido com uma estrutura metálica.