Como calcular o volume de calda?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

V Cal= Vazão x 600 / Vel x Esp

  1. V Cal = volume de calda (L/ha) Vazão = vazão da ponta (L/min)
  2. Vel = Velocidade da pulverização (km/h) Esp = espaçamento entre os bicos (m)

Em áreas com frequência de pulverização de sete dias, a recomendação é utilizar volume de calda de 25 mL/ m³ de copa. Para pulverizações quinzenais e mensais, recomenda-se 40 mL/m³ de copa, pois esse volume de calda apresenta período de controle semelhante ao de 70 mL/m³ de copa.

Exemplo: Se o tanque é de 2000 litros e dosagem do produto de 0,2 L/ha: Quantidade = (2000×0,2)/67 = 5,97 L de produto para o preparo da calda de um tanque cheio do pulverizador.

V Cal= Vazão x 600 / Vel x Esp

  1. V Cal = volume de calda (L/ha) Vazão = vazão da ponta (L/min)
  2. Vel = Velocidade da pulverização (km/h) Esp = espaçamento entre os bicos (m)

A preparação de calda para pulverizador é uma das atividades essenciais na agricultura. Afinal, esse processo define como será a aplicação de diversos insumos, como inseticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes.

Para aplicação com pulverizadores costais manuais, verificar as doses por 100 L de água e utilizar volume de calda aproximado de 200 L/ha.

Geralmente, as doses variam entre 1 e 6 litros por hectare. Na diluição, o tanque do pulverizador deve ser preenchido com água em pelo menos 70% da capacidade.

A aplicação para a eliminação da soqueira da cana-de-açúcar recomenda - se a aplicação de 2,5 a 3,0 kg p.c/ha.

Para melhor aderência da calda na planta pode-se utilizar espalhantes adesivos naturais, tais como 1 colher de sopa rasa de açúcar (10 a 15 gramas) ou 1 copo de leite desnatado (200 ml) ou 50 gramas de sabão neutro dissolvido em água quente. Estas dosagens são para 10 litros de calda.

Deve-se usar a calda no máximo até o terceiro dia após o seu preparo; Não aplicar a calda em concentração forte, principalmente sobre as plantas novas ou em fase de brotação; A calda bordaleza é pouco tóxica, mesmo assim, use EPI para manupulá-la. Lave-se após ter trabalhado em sua aplicação.

A preparação mais comum da calda bordalesa se dá na proporção de 1 parte de cal virgem e 1 parte de sulfato de cobre. A cal virgem deve ser de boa qualidade para reagir totalmente com a água. Colocar 1 kg de cal em um balde com um pouco de água para haver reação rápida.

Para este cálculo, divide-se a quantidade de água gasta por hectare (300 l) pela capacidade do tanque do pulverizador (20 l). Verifique na receita ou bula do produto a dosagem recomendada. Exemplo: 3 l do produto por hectare (ha) = 3.000 ml por hectare.

A toxicidade da maioria dos defensivos é expressa em termos do valor da Dose Média Letal (DL50), por via oral, representada por miligramas do produto tóxico por quilo de peso vivo, necessários para matar 50% de ratos e outros animais testes.

Para saber o resultado em litros, é necessário multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1000.

Utilidade: O volume determina o espaço ocupado por um corpo ou objeto. Ele pode ser calculado por meio da fórmula: Volume = comprimento x altura x largura. Múltiplos: Utilizamos para indicar a quantidade de massa de corpos ou objetos maiores.

A fórmula poderia ser descrita como: Capital aplicado x Taxa de juros x tempo = rentabilidade bruta. Lembre-se de que a taxa de juros e o tempo devem ter a mesma unidade, como mês ou ano.

De uma forma geral, para o preparo da calda, realiza-se a adição direta do produto no tanque de pulverização ou por meio de pré-diluição. Nesse último caso, dissolve-se o produto em pequena quantidade de água, agitando-o até a completa homogeneização da suspensão.

Quando houver necessidade de misturar vários produtos fitofarmacêuticos, deve adicionar-se em primeiro lugar as formulações sólidas (grânulos dispersíveis, pó solúvel e pó molhável) na água da calda até obter uma mistura homogénea, e só depois juntar as formulações líquidas.

trazer melhores resultados para a sua lavoura!

  1. 1- PRESTE ATENÇÃO NA QUALIDADE DA CALDA. ...
  2. 2- REALIZE AS APLICAÇÕES NA HORA CERTA. ...
  3. 3 – EVITE A SOBREPOSIÇÃO DE CALDA. ...
  4. 4- FIQUE ATENTO À QUALIDADE DA PULVERIZAÇÃO. ...
  5. 5 – USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR.

Pode se diluir 25ml por litro de agua. Isso equivale a 500ml de GLIFOSATO CITROMAX para cada 20 litros de água (que geralmente é uma bomba de 20 litros). Cada litro dessa diluição é recomendando para 30m² de área.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.