Como calcular o VO2 máximo na esteira?

Perguntado por: lAvila6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Assim, para calcular o VO2 máximo levando em consideração a distância percorrida em metros pela pessoa em 12 minutos, deve-se colocar a distância (D) na fórmula seguinte: VO2 max = (D – 504)/ 45.

O VO2 máximo, também conhecido no mundo da corrida como VO2 máx, é um sinal de como está o condicionamento físico do atleta. Trata-se do volume máximo de oxigênio que o corpo consome durante o exercício físico. Quanto maior é o VO2 máximo, mais condicionado é o atleta.

Como melhorar seu VO2 máximo
A estimativa é de que uma pessoa consiga melhorar até 30% do VO2 máx. Uma maneira eficaz de melhorar o VO2 máx é apostar em treinos intervalados com uma intensidade altíssima, próxima a 95% do índice.

Ana Marcela Cunha, de acordo com o levantamento da Universidade do Porto, tem o maior Vo2 máximo já registrado em atletas de alto nível.

Usando as frequências cardíacas máxima e de repouso previamente determinadas, você pode usá-las em uma fórmula para calcular o VO2 máx. Vamos imaginar que sua frequência cardíaca de repouso seja de 80 bpm e a máxima seja de 195 bpm. Resolva a conta: VO2 máx = 15 x 2,44 = 36,56 mL/kg/min.

O VO2 máximo representa a máxima capacidade de um indivíduo tem em consumir o oxigênio. Ou seja, o valor do VO2 máximo é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo em absorver o gás oxigênio do meio ambiente, em seguida transportá-lo e metabolizar esse oxigênio durante um exercício físico.

O VO2 máximo também chamado de consumo máximo de oxigênio representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Na tradução, o VO2 seria a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico.

Também conhecido como consumo máximo de oxigênio, o teste de Vo2 máximo se refere à capacidade aeróbica máxima de uma pessoa. Ou seja: esse índice se refere à maior quantidade de oxigênio utilizado (durante a inspiração) por um indivíduo durante a realização de uma atividade física aeróbica.

Para obter uma estimativa precisa do VO2 máximo, é preciso correr ao ar livre com o GPS ou fazer um percurso com um medidor de potência compatível a um nível de intensidade moderado por vários minutos. No dispositivo, a estimativa de seu VO2 máximo aparece em numeral, descrição e posição no medidor colorido.

Como calcular a frequência cardíaca para emagrecer. Para calcular a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer, durante o treino, deve-se aplicar a seguinte fórmula: Homens: 220 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75; Mulheres: 226 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75 ...

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é considerado uma das melhores maneiras de aumentar seu VO2 max. Isso ocorre porque o HIIT faz com que você brinque ou ultrapasse temporariamente seu limiar anaeróbico antes de retornar a uma intensidade aeróbica mais baixa.

65ml (kg/min) para um atleta de nível médio; e. 70ml – 85 ml (kg/min) para um atleta de elite.

Na literatura científica, VO2max recomendado para jogadores de linha jogarem com alta intensidade é de 60 mL/kg/min. “Porém, em cinco anos avaliando jogadores profissionais dentro do convênio com a FPF, verificou-se que a maioria apresenta valores em torno de 50 mL/kg/min.

Desta forma, o valor mínimo considerado ideal para a prática do futebol seria de 55ml/kg/min.

Entretanto, estudos envolvendo adultos saudáveis mostraram que, embora a freqüência cardíaca de reserva não equivalha ao VO2MÁX, ela é equivalente, ou mais aproximada, ao VO2 de reserva, existindo uma relação “um por um” entre essas duas variáveis.

O volume máximo de oxigênio - VO2máx pode ser verificável através de testes direto e indireto a medida de esforços físicos máximos e submáximos (BATISTA, 2006). Como também afirma Vargas, Oliveira e Furlanetto (2010) que o VO2máx é o que melhor representa a capacidade de funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

Como aumentar o VO2Max – O VO2Max depende de vários fatores, como idade e sexo, e aspectos fisiológicos, como a ventilação pulmonar, a capacidade de difusão dos pulmões, o tamanho do coração e o tipo de fibras musculares.