Como calcular o VCM?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Historicamente, quando o hemograma era feito de forma manual, o VCM era um coeficiente calculado da seguinte forma: VCM = Hematócrito ÷ Eritrócitos. Os contadores eletrônicos, além de contar, também medem os volumes de cada eritrócito, de forma individual, gerando um valor médio desses volumes, que é o VCM.

VCM = (Ht/nº eritrócitos) x 10; HCM = (Hb/Nº eritrócitos) x 10; e CHCM = (Hb/Ht) x 100. VCM = (Ht/nº eritrócitos) x 100; HCM = (Ht/Hb) x 100; e CHCM = (nº de eritrócitos/Ht) x 10.

Volume Corpuscular Médio (VCM) ou Volume Globular Médio (VGM) O volume corpuscular ou globular médio indica o tamanho médio das hemácias. A análise desse parâmetro deve ser feita em conjunto a outras análises do hemograma.

VCM: Volume Corpuscular Médio;Indica o tamanho das hemácias. HCM: Hemoglobina Corpuscular Média ; Expressa a cor das hemácias; CHCM: Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média; Expressa a cor das hemácias; RDW: Índice Geral de Anisocitose.

O critério diagnóstico de anemia é

  1. Para homens: hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (< 0,42) ou eritrócitos < 4,5 milhões/mcL (< 4,5 × 10 12/L)
  2. Para mulheres: hemoglobina < 12 g/dL, (120 g/L), hematócrito < 37% (< 0,37), ou eritrócitos < 4 milhões/mcL (< 4 × 1012/L)

Os índices hematimétricos exigem fórmulas matemáticas que dependem de valores referentes às contagens de eritrócitos, hemoglobina e hematócrito. Metodologias manuais, além de terem execução demorada, também são menos precisas e suscetíveis a uma maior margem de erro desses valores.

O VCM (Volume Corpuscular Médio) é um índice hematimétrico presente no hemograma e indica o tamanho médio das hemácias, as células vermelhas do sangue. As alterações identificados pelo VCM podem indicar características e índices de determinados problemas de saúde.

Todos que atuam em laboratório sabe que o HCM é a sigla que representa a Hemoglobina Corpuscular Média e seu valor de normalidade situa-se entre 27 e 32 pg (picogramas), tanto para homem e mulher, quanto para criança e adulto.

O valor médio da HCM em homens foi de 29,8 pg (limites: 26,9-32,6) e nas mulheres de 29,4 pg (limites: 26,3-32,4).

O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.

O Volume Corpuscular Médio (VCM) é um parâmetro que representa uma média do tamanho das hemácias utilizado no exame de hemograma. Valores de VCM acima de 100fL indica macrocitose, abaixo de 80fL em adultos microcitose.

Já quando se encontra abaixo do nível de referência, significa que os eritrócitos não mostram variação entre si, no entanto quando se tem à presença do RDW baixo e VCM alto, ou outras alterações no exame podem indicar as seguintes doenças: Diabetes; Doença hepática crônica; Câncer (decorrente do seu tratamento);

A microcitose é reconhecida através da análise do volume corpuscular médio (VCM), que se refere ao tamanho das hemácias e que pode ser identificado no hemograma.

Anemia microcítica
Já esse tipo de anemia é definido devido ao tamanho dos glóbulos vermelhos serem menores que o normal. Costuma ocorrer devido a uma queda na produção da proteína hemoglobina, geralmente ocasionado pela falta de ferro (anemia ferropénica).

Os índices hematimétricos são parâmetros do hemograma, calculados para ajudar na interpretação do exame, fornecendo informações importantes sobre volume e quantidade dos eritrócitos e hemoglobina. São eles: VCM, HCM, CHCM e RDW. VCM - é o Volume Corpuscular Médio, e avalia a média do tamanho (volume) das hemácias.

Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.

Valores de referência no hemograma

  • Hematócrito (%) – 35 a 47.
  • Eritrócitos (milhões/mm^3) – 4,0 a 5,6.
  • Hemoglobina (g/100ml) – 12 a 16,5.
  • Volume corpuscular médio / VGM (µ^3) – 81 a 101.
  • Hemoglobina corpuscular média / HbCM (pg) – 27 a 34.

O considerado normal é, os valores que ocorrem em 95% da população sadia. 5% das pessoas sem problemas médicos podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência (2,5% um pouco abaixo e outros 2,5% um pouco acima). Portanto, pequenas variações para mais ou para menos não necessariamente indicam alguma doença.