Como calcular o valor de um produto?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
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Veja só:

  1. Preço do produto = custos + despesas + lucro pretendido.
  2. Os custos são aqueles gastos que têm ligação direta com o produto. ...
  3. Já as despesas são aquelas coisas essenciais para o funcionamento do negócio. ...
  4. O lucro é a diferença entre o preço de venda e o valor usado no pagamento de custos e despesas.

É o regime ideal para empresas que mantém um faturamento linear ao longo dos meses. Para estas empresas, a fórmula para calcular o preço de custo de um produto é: preço bruto + frete + seguro + outras despesas + substituições tributárias + %IPI – %ICMS – %IPI (Se for indústria)

Assim, basta aplicar a fórmula mais condizente: tanto de lucro bruto ou de lucro líquido, que são:

  1. Lucro bruto = Receitas totais – Custos variáveis;
  2. Lucro líquido = Receita total – Custo total.

Por exemplo, se uma empresa vende um produto por R$1000,00, e seus custos e despesas totalizam R$800,00, terá um lucro de R$200,00. Isso significa que a margem de lucro é de 20%.
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Margem de lucro ideal

  1. Serviço: 20% a 30%;
  2. Comércio: 10% a 20%;
  3. Indústria: 7% a 12%.

Assim, a margem de lucro não pode ser maior que 100%, pois o lucro líquido nunca será maior que o preço de venda (a não ser que não houvesse custo algum ou despesa, o que é praticamente impossível). A margem de lucro é de 50%.

Para resumir, preço de venda é o valor que sua empresa irá cobrar dos seus clientes. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos que sua empresa tem para produzir, todas as despesas que ela tem para vender, e é claro, obter lucro sobre seu produto ou serviço.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Para isso é preciso realizar o apontamento das horas trabalhadas. Multiplicando-se aquele custo-hora pelas horas trabalhadas no mês, você terá o quanto da sua folha com mão de obra direta foi apropriada na produção.

Como calcular a margem de lucro
Existem três etapas para fazer esse cálculo: Determine o lucro bruto (subtraia as despesas para execução do produto e/ou serviço da receita). Divida o lucro bruto pela receita. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem.

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.

O markup da revenda de produtos é representado por uma equação fácil de replicar. Some o lucro desejado + despesas com a venda, ou seja, despesas como comissões, impostos e taxas. Em seguida, divida o total pelo custo de aquisição da peça. O markup será a porcentagem que resultou dessa conta.

Se você vender por R$ 30,00 teve lucro de 100% e se vender por R$ 45,00, lucro de 200%.

Produtos para revender com 100% de lucro

  1. Roupas, calçados e acessórios. Se tem um nicho de produtos que faz sucesso no Brasil é o de moda. ...
  2. Bijuterias e folheados. ...
  3. Bolsas femininas. ...
  4. Cosméticos. ...
  5. Perfumes. ...
  6. Acessórios para celular. ...
  7. Cama, mesa e banho.

Lingeries, semi jóias, cosméticos e utensílios domésticos estão entre os melhores produtos para revender. Esse tipo de negócio tem se expandido com a ajuda das redes sociais e a expectativa é que continue gerando bons resultados nos próximos anos.

Bijuterias, joias e semijoias
Uma dica importante é: pesquise antes de definir o que vender para ganhar dinheiro nessa área, pois é necessário definir seu fornecedor, mix de produtos e outros. E lembre-se que comprar por bons preços é essencial já que a margem de lucro nesses itens tende a não ser tão alta.

Então, como uma definição definitiva, podemos dizer que lucro, está relacionado ao resultado atual da empresa, e agregar valor está ligado ao potencial de geração de resultados futuros.