Como calcular o tempo de isolamento?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

O período de isolamento de cinco dias é adequado se:

  1. Seus sintomas melhoraram, E.
  2. Já se passaram 24 horas desde que você teve febre ou tomou remédios para febre, E.
  3. Se você consegue usar uma máscara bem ajustada ao rosto quando estiver perto de outras pessoas.

Isolamento de 10 dias
Se o teste der positivo no quinto ou no sétimo dia, a pessoa deve manter o isolamento até o décimo dia. Para sair da quarentena no décimo dia, é necessário: Estar sem sintomas respiratórios e sem febre por pelo menos 24 horas; Não ter utilizado antitérmico por pelo menos 24 horas.

QUANTO TEMPO DEVO FICAR ISOLADO? As recomendações variam. No Brasil, desde janeiro de 2022, o Ministério da Saúde adotou um esquema em que, para casos leves e moderados, a pessoa infectada pode voltar à vida cotidiana a partir do sétimo dia sem apresentar febre ou sintomas respiratórios nas últimas 24 horas.

Estudos identificaram que o período de transmissão do vírus começa por volta de dois dias antes do surgimento do primeiro sintoma, durando até 10 dias após a aparição dos sintomas. O pico de transmissão ocorre por volta do quinto dia dentro deste intervalo.

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou nesta quinta-feira (27/01) uma nota informativa com novas orientações de isolamento para casos confirmados de covid-19. O prazo, que antes era de no mínimo cinco dias, passa para um mínimo de sete, a contar do início dos sintomas ou da data do teste, para pessoas sem sintomas.

O maior tempo de positividade de teste para Covid (presumivelmente RT-PCR) em swab de nasofaringe já descrito foi de 505 dias, e provavelmente só não foi maior porque terminou com a morte do paciente. Em distantes segundo e terceiro lugares, são citados pacientes que mantiveram o teste positivo por 189 e 169 dias.

isolamento até o 10º dia completo do início dos sintomas e só poderá suspendê-lo sem febre e sem antitérmicos por 24 horas e com desaparecimento dos sintomas. SARS-CoV-2 para suspender o isolamento diante da ausência de febre, sem uso de antitérmicos e sintomas por 24 horas.

Pesquisas já demonstraram que pessoas podem continuar transmitindo o vírus da Covid por até oito dias. Embasados nisso e em outros artigos, cientistas afirmam que é muito improvável que o vírus passe adiante após 10 dias, mesmo que uma pessoa ainda esteja testando positivo.

Contato próximo é qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de COVID-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 02 dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas do caso confirmado.

Caso a taxa de replicação viral seja baixa, os assintomáticos podem transmitir menos, porque há poucas partículas ativas sendo liberadas através das gotículas e aerossóis formados pelas secreções respiratórias.

Testou positivo para Covid-19? - ISOLAMENTO DE 7 DIAS - Se, ao sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode deixar o isolamento e, neste caso, não é necessário realizar nova testagem.

"Isso significa", continua ele, "que existiria um efeito cumulativo. Portanto, ter uma segunda infecção é mais grave para a saúde do que só ter uma e, pior ainda do que pegar a covid-19 duas vezes, é ficar com o vírus três vezes ou mais."

Ou seja, a capacidade de infectar outras pessoas, de transmitir esse vírus dura de três a cinco dias após o teste dar positivo, que é o segundo dia de infecção", diz o especialista. Assim, com a ômicron, o tempo que o vírus permanece no organismo parece ser de apenas sete dias, diz ele.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é, em média, de 7 dias após o início dos sintomas.

No entanto, os imunizados conseguiram combater e estarem "limpos", sem carga viral detectável, em menos tempo, por volta do quinto dia. Já os não vacinados levaram de sete a oito dias para serem considerados livres da infecção.

É indicado para quem teve sintomas, pois detecta o vírus quando está contaminando. Para evitar um falso negativo, faça o teste na fase aguda da doença, ou seja, do 1º ao 7º dia em pessoas com sintomas.