Como calcular o tempo de gestação da cadela?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação. Dessa forma, a partir da terceira semana de gestação, você poderá pedir ao veterinário uma ultrassonografia de abdômen.

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

O alimento mais indicado é uma ração para filhotes, pois além de possuir uma maior quantidade de proteína e energia, também a formulação é rica em vitaminas e minerais e possui uma digestão mais fácil.

Uma cachorra que engasga, lambe sua vulva e até vomita, está em pleno trabalho de parto; Se notarmos um líquido amarelado, será o líquido amniótico decorrente do rompimento da bolsa.

O ideal é limpar a cadela com panos úmidos embebidos em água morna ou lenços umedecidos para cães. Isso fará ela se sentir muito melhor, pois eliminará a sujeira e o odor ruim. Ademais, os filhotes não correm o risco de chupar restos de produtos de higiene quando vão mamar.

O trabalho de parto dura, normalmente 3-12 horas e ocorre em três etapas.

Mayara explica que a quantidade está bastante ligada ao porte. “Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.

É possível!
Isso ocorre quando as fêmeas acasalam com machos diferentes durante o mesmo período fértil. Assim, elas podem ter óvulos fertilizados por espermatozoide de pais distintos.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Este processo de involução dura cerca de 4 a 6 semanas, por isso, é normal que a cadela continue a sangrar após um mês de nascimento.

Alimentos naturais como ovo cozido, banana e iogurte natural podem ser dados como um agrado a mais, mas sem exagerar. Na gestação evite dar alimentos de difícil digestão, pois os órgãos da mamãe estão comprimidos para dar espaço para os filhotes.

8) Não pode dar banho em cachorra prenha
Mito. Os cuidados com a higiene da cadela devem ser mantidos e entre eles está o banho no cachorro.

Essas comidas, assim como qualquer alimento que a peluda não tenha costume de comer, podem causar distúrbios gastrointestinais. Por isso, não pode dar leite para cadela amamentando, além de carnes gordurosas, queijos e alimentos processados, por exemplo.

Cerca de 40% dos cachorros nascem de nádegas.

9 meses

Enquanto a gestação humana dura longos 9 meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, dura 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão.

É no último terço da gestação, após o quadragésimo dia, que a cadela começa a ganhar peso de forma significativa em função do crescimento exponencial dos filhotes e seus anexos fetais, glândulas mamárias e produção de leite.

Após o parto, a cadela e os filhotes precisam que o ambiente seja mantido sempre limpo. O cuidado com a higiene é fundamental para evitar o risco de infecções causadas por bactérias. Uma dica é dar um banho morno na cadela para deixá-la ainda bem limpinha.

Para ajudá-los, procure mantê-los em ambientes com temperatura sempre acima dos 20°C e nunca deixe os filhotes em contato direto com o piso frio. Cobertores e bolsas de água quente também podem ajudar a aquecer os pets. Só fique atento para não queimá-los.