Como calcular o tamanho do feto fêmur?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A fórmula para o cálculo do comprimento do bebê é: Comprimento Fetal = 6,18 + 0,59 x Comprimento do Fêmur em Milímetros. Durante a gestação o bebê fica “encolhido” e portanto não é possível medir o seu comprimento no ultrassom.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, a previsão da altura da crianças pode ser feita seguindo a seguinte fórmula:

  • Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros - 13) /2.
  • Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) /2.

Como calcular a altura dos seus filhos? Existe sim uma fórmula para estimar a altura das crianças quando crescerem, chama-se altura-alvo. Ela é calculada somando-se a altura do pai a da mãe e dividindo por dois. Entretanto, há uma diferença de 13 centímetros entre a estatura de homens e mulheres.

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

Durante os primeiros 3 meses ela é mapeada pelo comprimento cabeça-nádega (CCN), já nos meses seguintes a idade gestacional é calculada via 3 medidas importantes: a circunferência cefálica (CC), o comprimento do fêmur (CF) e o diâmetro biparietal (DBP).

Normalmente, o tamanho do fêmur é proporcional ao da pessoa: um homem com altura igual a 1,80 metro, por exemplo, tem um fêmur de cerca de 50 centímetros. Por ser muito longo, o fêmur possui a camada externa, chamada de osso compacto, um pouco mais espessa que os demais ossos, para evitar que se quebre.

DBP:90,0 MM.

O ultrassom obstétrico analisa o crescimento e o peso do bebê. Além do funcionamento e posição da placenta. Também descarta formações de diagnóstico tardio, como por exemplo a hidrocefalia. Realizando o exame, é possível ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do embrião.

Segundo a enfermeira obstetra, Natália Cunha, bebês com mais de 50 cm ou pesando acima de 3,5kg são atípicos. “Normalmente, recém-nascidos nascem com peso entre 2,8kg e 3,5kg, em parto normal ou cesárea”, explica.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

Isso pode acontecer por questões genéticas ou da característica da própria criança, ou então por alguma ineficiência na gravidez. Mas, estando acima de 2,5 kg, o peso é considerado normal. O bom é que dá para usar por mais tempo as roupas tamanho RN.

Em torno da 20ª semana de gestação, no ápice do crescimento intrauterino, o feto chega a crescer 10 cm a cada 4 semanas. O pico da velocidade de ganho ponderal é atingido por volta da 30ª a 32ª semana de gestação, quando o feto pode ganhar até 1 kg a cada 4 semanas.

Em relação ao tamanho do bebê, no oitavo mês de gestação ele mede aproximadamente entre 40 e 45 cm e pesa por volta de 2,8 kg. Porém, essas medidas variam de bebê para bebê. O bebê continua crescendo na barriga da mamãe e, por conta da falta de espaço, se mexe menos.

A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg. A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana.

Sabendo disso, podemos concluir que comer muito de forma descontrolada e sem seguir uma dieta adequada pode levar o bebê a ganhar peso de maneira indesejada, podendo causar problemas como o sobrepeso não só no nascimento, mas também durante a vida.

A mulher pode engordar entre 7 e 15 kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 kg nos primeiros três meses de gravidez.

Causas mais frequentes
As causas são placentárias, maternas ou genéticas. A principal é o déficit da passagem de nutrientes e oxigênio através placenta, o que faz com que o bebê diminua o ritmo de crescimento ou até pare de crescer.