Como calcular o tamanho do bebê pelo fêmur em MM?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Então para calcular o comprimento do bebê utilizamos uma fórmula que foi publicada na literatura. A fórmula para o cálculo do comprimento do bebê é: Comprimento Fetal = 6,18 + 0,59 x Comprimento do Fêmur em Milímetros.

Pronto, para descobrir agora o percentil 90 basta identificar qual peso veio em 9º lugar, ou seja, em que peso fica 90º da amostra para baixo e 10º da amostra para cima. O resultado do percentil 90 neste exemplo é 4500 g. Já o percentil 50 seria o valor mais no meio da amostra.

O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock.

O fêmur curto congênito é uma anormalidade sem defeito de estrutura histológica do osso. Exames radiológicos mostram o fêmur curto, sem outras alterações. Freqüentemente, há retardo da ossificação da epífise femoral proximal, porém, com o crescimento, a cabeça femoral e o acetábulo tornam-se normais(6).

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

O fêmur tem um formato tubular e o tamanho, geralmente, é proporcional ao da pessoa: por exemplo, uma pessoa com altura igual a 1,80 metros tem um fêmur de cerca de 50 centímetros. O fêmur é um dos ossos mais fraturados do corpo.

O diâmetro biparietal (DBP): é o diâmetro entre os dois lados da cabeça. Isso é medido após 13 semanas. O comprimento do fêmur (FL): mede o osso mais longo do corpo e reflete o crescimento longitudinal do feto. A circunferência abdominal (CA): a medida mais importante a ser feita no final da gravidez.

Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo. O fêmur divide-se basicamente em cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocanter maior e trocanter menor, linha áspera e côndilos femorais.

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

A avaliação da altura uterina é realizada com fita métrica flexível. Consiste da medida da distância da borda superior da sínfise púbica até o fundo do útero, estando a mulher em decúbito dorsal, com a finalidade de observar o crescimento fetal que é normalmente 4 cm por mês (REZENDE, 2005).

Uma criança com IMC acima do percentil 85 está em excesso de peso e acima do percentil 95 é obesa. Se uma criança tem um IMC no percentil abaixo de 5, é considerado que está abaixo do peso, devendo ser pesquisadas alterações nutricionais.

Uma ultrassonografia. leia mais pode ser utilizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso fetal para confirmar o diagnóstico de bebê grande para a idade gestacional (GIG). Após o nascimento, o diagnóstico de GIG é feito por meio da avaliação da idade gestacional e do peso do bebê.

O peso médio ao nascer foi de 3.249 g. Considerando que esse peso refere-se apenas a gestações de termo (38 a 41 semanas) em mulheres normais, esse valor está bem abaixo do que se considera o melhor peso para o recém-nascido (3.500 a 4.000 g).

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.