Como calcular o semi perímetro?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Nas figuras geométricas, o semiperímetro é descoberto somando-se os lados e dividindo o resultado pela metade.

O semiperímetro é a metade do perímetro, ou seja, a soma de todos os lados divido por 2.

Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados). Vale destacar que as unidades de medida aplicadas nas operações de área e perímetro são distintas.

Como o perímetro é a soma dos lados de uma figura, basta somar os valores dados na questão.

O perímetro de um polígono é dado pela soma das medidas dos seus lados. É possível usar essa propriedade para todo polígono, uma vez que os lados dos polígonos sempre serão segmentos de reta. O perímetro do quadrilátero a seguir, com lados medindo 2 cm, 3 cm, 5 cm e 6 cm, possui perímetro igual a 2 + 3 + 5 + 6 = 16 cm.

Para calcular o perímetro de um polígono, basta calcular a soma dos seus lados.

Ambos são utilizados para medir uma figura em duas dimensões, porém focam em aspectos diferentes. Por exemplo: Área: se refere à medida total que uma figura ocupa no plano; Perímetro: é a soma dos tamanhos dos segmentos de reta, ou seja, dos lados da figura.

Para encontrar a mediana:

  1. Coloque os dados em ordem crescente.
  2. Se o número de dados for ímpar, a mediana será o dado no centro da lista.
  3. Se o número de dados for par, a mediana será a média dos dois dados do centro da lista.

Para calcular o perímetro de um retângulo, deve-se somar os seus quatro lados. Logo, o perímetro pode ser encontrado pela fórmula P=2(b+h). Não pare agora...

Medida equivalente à soma dos seus quatro lados
O perímetro do retângulo é obtido a partir da soma de todas as medidas dos quatro lados que constituem o retângulo.

O perímetro de uma figura geométrica pode sempre ser calculado somando os comprimentos de cada um dos seus lados. Para calcular o perímetro, devemos somar os comprimentos dos lados: 17 cm + 15 cm + 11 cm = 43 cm. Você pode usar esta estratégia para calcular o perímetro de qualquer polígono.

Para calcular a área de uma superfície, o comum é multiplicar o valor da base (b) pela altura (h) do objeto.

Para determinar o perímetro de um polígono irregular, basta encontrar o total de comprimento dos lados. Para isso, some todos os valores que você anotou. Por exemplo: se os lados do polígono medem 4, 4, 3 e 3 unidades, o total seria de 14 centímetros (o perímetro da forma).

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Os perímetros de figuras planas indicam o valor da medida do contorno da figura. Ou seja, o conceito de perímetro corresponde à soma de todos os lados de uma figura geométrica plana.