Como calcular o pro soluto?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Saldo residual ou pro soluto é atribuído deduzindo o valor Financiado + FGTS (nos casos que exista) – Saldo devedor atual. A fórmula é ((Financiado + FGTS) – Saldo Devedor) = Saldo Residual ou Pro soluto).

A pro soluto garante que o valor da promissória foi pago, mesmo que o comprador não tenha, de fato, pagado o vendedor. Ou seja, é uma quitação automática dos débitos previstos. Já a pro solvendo é como uma promessa de pagamento que será quitada na data combinada.

A cessão de crédito pode ser pro soluto ou pro solvendo . Na cessão pro soluto o cedente responde pela existência e legalidade do crédito, mas não responde pela solvência do devedor; já na cessão pro solvendo , responde também pela solvência do devedor.

Como preencher uma nota promissória pro solvendo ou pro soluto?

  1. Dados de identificação do vendedor do imóvel;
  2. Dados de identificação e assinatura do comprador de imóvel, que é o emitente;
  3. Valor total devido e previsto pela nota;
  4. Lugar onde deve ser feito o pagamento;
  5. Data de validade da nota promissória.

Ao contrário do pro soluto, o pro solvendo é uma modalidade de nota promissória que não garante a quitação dos valores que constam ali. A quantia só será considerada paga quando for saldada pelo comprador.

Escritura pública definitiva de compra e venda (vinculada à escritura de promessa) É a escritura pública em definitivo que oficializa o acordo de compra. Quitado o preço na escritura de promessa de compra e venda, o vendedor é obrigado a transferir o imóvel para o nome do comprador por essa escritura.

Vale dizer, os títulos de crédito, em regra, têm natureza pro solvendo. E o que isso significa? Significa que a simples entrega do título não dá ensejo à efetivação do pagamento.

“Pro-“ é um prefixo latino derivado da preposição latina “pro”, que significa “diante de; em cima de, sobre; por, a favor de; à maneira de; em lugar de; pelo preço de; segundo, conforme; durante, em, dentro de (exprimindo tempo)”.

O que é Pro:
Assim como outros prefixos presentes na língua portuguesa, o “pro” pode ser tanto de origem latina como grega, dependendo da palavra. A partir do latim, este prefixo pode representar a ideia de superioridade, progresso e em favor de algo. Exemplo: prolongar, projetar, proclamar, entre outros.

A cláusula resolutiva é um direito que pode ser exigido em caso de inadimplência de uma das partes do acordo contratual. Ou seja, caso o comprador ou vendedor não cumpra com suas obrigações contratuais, a parte lesionada pode exigir execução imediata dessas ações ou até mesmo extinção do contrato.

A nota promissória, vale lembrar desde já, representa apenas a dívida – não tem valor de contrato entre as partes. Este documento apenas tem valor legal a respeito de quem deve pagar qual valor, em quanto tempo.

Nos termos do art. 54 , do Decreto nº 2.044 /1908, a nota promissória é promessa de pagamento e deve conter requisitos essenciais. Ocorrendo a cobrança com a juntada de nota promissória rasurada, sem indicação do nome à pessoa que deve ser paga e com preenchimento incompleto, é invalida a cártula.

O que é o CF-e? O CF-e, Cupom Fiscal Eletrônico, é o documento que foi implantado para substituir o cupom fiscal tradicional, que utilizava o Emissor de Cupom Fiscal, uma impressora fiscal. Atualmente, o documento é emitido pelo Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, ou CFe-SAT.

Art. 290. A cessão do crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita.

Quando um determinado herdeiro ou legatário cede gratuitamente a um ou aos demais co-herdeiros, está manifestando que nunca teve a intenção de ser herdeiro ou legatário, e não pode ser tributado, visto que nunca se consubstanciou nenhuma transmissão a este.

A cessão de crédito é o negócio jurídico no qual uma das partes (cedente) transfere a terceiro (cessionário) seus direitos. O beneficiário poderá ceder total ou parcialmente seus créditos em precatórios a terceiros, independentemente da concordância do devedor.

Resposta: O pagamento “pro soluto” é quando o título equivale a dinheiro. No pagamento “pro solvendo”, primeiramente se recebe o título dado em pagamento e somente após dá-se a quitação. (Veja matérias abaixo).

O art. 474 do CC estabelece que a cláusula resolutiva expressa opera de pleno direito, enquanto a tácita depende de interpelação judicial.

A resposta é SIM! poderá reivindicar mesmo que outorgue escritura definitiva e mesmo se o vendedor, por sua vez, venda o imóvel a terceiro, desde que, no entanto, haja cláusula resolutiva no negócio e que essa cláusula seja publicizada na matrícula do imóvel.

A dação pro solvendo ocorre na dação de um crédito sem extinção da dívida originária, que, ao contrário, é conservada, suspensa ou enfraquecida. Havendo datio pro solvendo, a dívida primitiva só se extingue ao ser paga a nova.

Assim, a cláusula resolutiva é aquela que, em ocorrendo previamente convencionada pela vontade das partes, determina a cessação dos efeitos do negócio jurídico, in casu, a compra e venda.