Como calcular o preço de venda de um produto para revenda?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
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Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

Como calcular a margem de lucro? Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.

Definindo preços dos seus produtos em 5 passos

  1. Descubra o custo unitário.
  2. Contabilize as despesas.
  3. Respeite a margem.
  4. Conheça o markup e a margem de lucro.
  5. Consulte o preço de tabela e estude o mercado.

A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.

Exemplo: preço da venda (R$ 100,00) – investimento (R$ 50,00 do produto + R$ 20,00 deslocamento) = R$ 30,00 de lucro. Para transformar os lucros em porcentagens basta fazer a regra de 3. Nesse caso, resulta em 30% de lucro.

Como distribuir as despesas fixas no preço do produto
Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas.

Margem de lucro = (lucro / receita total) x 100.
Afinal, se a venda de um determinado produto gera uma receita de R$ 20 e o lucro é de R$ 5, o cálculo fica: Margem de lucro = (5 / 20) x 100. Margem de lucro = 0,25 x 100.

Agora, para calcular o lucro, é necessário subtrair o custo do produto do preço de venda:

  1. Lucro = Preço de venda – custo do produto.
  2. Lucro = R$500,00 – R$240,00.
  3. Lucro = R$260,00.

Busque o equilíbrio
Além disso, a precificação deve ser um movimento vivo, ou seja, é essencial estar atento ao mercado, ao comportamento do público e concorrentes e também as evolução do produto em si. O grande ponto que não pode sair de vista é: cobre pelo valor que você entrega.

Avalie o preço dos concorrentes
É importante saber se o produto em questão estão em alta ou em queda. Isso também será de grande ajuda para ter uma perspectiva de faturamento, algo que vai deixar seu planejamento mais sólido. Vale a pena avaliar que empresa é essa e que público-alvo ela cobre.

Segmentos de produtos para vender em 2023

  • Alimentos e Bebidas. Essa categoria continua se destacando pelos números elevados em grandes marketplaces de catálogo amplo. ...
  • Smartphones e Acessórios. ...
  • Saúde e Beleza. ...
  • Moda. ...
  • Eletrônicos.

Dentre as opções estão: a venda de itens usados, produtos da China, artesanatos, produtos personalizados, abrir um e-commerce e muito mais.
...
Confira os nichos que estão em alta em 2022

  • Artigos esportivos. ...
  • Acessórios automotivos. ...
  • Casa e decoração. ...
  • Games. ...
  • Cultura pop. ...
  • Beleza e alimentação saudável.

A tendência é que segmentos como tecnologia, produtos para animais de estimação, beleza e o e-commerce em geral sigam em alta. Há muito mais por esperar, já que a cada ano surgem cada vez mais novos modelos de negócios disruptivos.

Para justificar o preço de um produto, crie valor para o cliente apontando todos os benefícios que ele vai conseguir a partir da aquisição, com foco em redução de custos, aumento de lucratividade e diminuição de riscos. A negociação durante um processo de vendas é importantíssima, além de ajudar a fechar mais negócios.

Por exemplo: Uma empresa que vendeu um produto por R$100, mas teve custos e despesas de R$80, terá um lucro de R$20 – o que significa que teve uma margem de lucro de 20%.

Uma forma rápida de calcular a porcentagem de um número é multiplicar o valor da porcentagem que você quer encontrar pelo valor total. Em seguida, você deve dividir o resultado por 100.

Como calcular uma margem de lucro de 20%?

  1. Use 20% em sua forma decimal, 0,2.
  2. Subtraia 0,2 de 1 para obter 0,8.
  3. Divida o preço original do item por 0,8.
  4. O número resultante é o preço que você deve cobrar para obter a margem de lucro de 20%

Veja a lista com 07 possibilidades que preparamos:

  • Revenda de produtos. ...
  • Venda de refeições, doces ou bolos. ...
  • Invista em negócios online. ...
  • Comece a vender cosméticos. ...
  • Seja um dog walker. ...
  • Escolha uma franquia. ...
  • Venda de roupas.

Veja, a seguir, sete ideias de negócio indicadas pelos especialistas para começar a empreender com 500 reais:

  1. 1 — Aulas particulares. ...
  2. 2 — Atender empresas. ...
  3. 3 — Beleza a domicílio. ...
  4. 4 — Brigadeiros e marmitas. ...
  5. 5 — Loja virtual sem estoque. ...
  6. 6 — Organização de closet e de compras. ...
  7. 7 — Serviços digitais.

Para precificar um produto, considere: custos fixos e variáveis, volume da compra, concorrência, entre outros. Além disso, vale ter em mente qual é o lucro que você pretende embutir no preço, a fim de garantir a lucratividade do seu negócio e não enfrentar surpresas desagradáveis na hora de fechar o caixa.

Para saber como calcular a margem de lucro, é preciso, antes de tudo, recolher os valores do seu lucro e da revenda. Com esses valores coletados, é necessário fazer um cálculo simples que consiste em dividir o lucro pelo valor da revenda e multiplicar por 100.