Como calcular o preço de um imóvel usado?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Para calcular o valor do imóvel usado é preciso levar em conta fatores como o estado de conservação, a idade, a localização e a metragem quadrada da área total. O tamanho da área total do imóvel está documentado no carnê do IPTU, na escritura ou no registro de matrícula, no Cartório de Registros.

Como calcular o metro quadrado? O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

Enquanto o valor venal é a base de cálculo dos impostos para o poder público, o valor de mercado funciona como um termômetro para o setor de compra e venda de imóveis. Esses preços mostram se o mercado está aquecido ou não em determinado bairro ou a região.

Não há uma legislação para se atualizar o valor de um imóvel, o que pode ser feito e fazer uma pesquisa de mercado na sua região e pedir uma avaliação de um profissional ( corretor de imóvel ).

Sim, nada impede, mas o ITBI será gerado sobre o valor que for maior.

Como consultar o valor venal? Você pode consultar o valor venal de um imóvel diretamente na prefeitura do município em que a propriedade está localizada. Em algumas regiões, é possível consultar essa informação pela internet com o IPTU e a data de inscrição do imóvel.

Outra forma de descobrir o valor venal do imóvel é olhando o IPTU pelo site da prefeitura. Entrando no portal, você deverá consultar o número da inscrição da propriedade, que fica impressa no carnê do IPTU e a data da inscrição do imóvel. Com isso, você descobrirá qual o valor médio do seu imóvel.

Como avaliar o valor de um imóvel: veja 6 dicas que vão te ajudar

  1. Fazer uma boa pesquisa. ...
  2. Estudar a localização. ...
  3. Analisar o acabamento e a conservação. ...
  4. Observar os complementos. ...
  5. Procurar um corretor com CRECI. ...
  6. Verificar a documentação.

Essa conta é muito simples, basta você pegar o valor do imóvel e dividir pela metragem dele, exemplo: Se o imóvel custa R$ 500.000,00 e tem 100m² basta dividir 500.000 por 100 que vamos ter R$ 5.000,00 o metro quadrado.

O que é um metro quadrado:
Um metro quadrado (1m2) equivale a dez mil centímetros quadrados (10.000 cm2). O principal uso da medida é o cálculo do tamanho de uma determinada área.

O corretor de imóveis realiza a Avaliação Imobiliária para precisar o valor de mercado de um imóvel e emite um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM). Contudo, não são todos os corretores que podem despachar esse documento. Apenas os que possuem formação podem fazê-lo.

Alguns dos profissionais que mais se destacam e podem exercer a profissão é o corretor de imóveis e advogado, pois a avaliação de imóveis envolve conhecimentos sobre o mercado imobiliário, documentação e legislação.

Em geral, o valor venal costuma ser mais baixo que o de mercado. O objetivo não é calcular preço de revenda, mas um valor para gerar uma média que influencia na cobrança de impostos para os cidadãos.

Como calcular o valor venal? Seguindo os critérios objetivos de avaliação, o cálculo do valor venal é feito através de uma simples fórmula: V= A x VR x I x P x TR.

O cálculo do valor venal do imóvel segue a seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR A saber: • V = valor venal do imóvel; • A = área do terreno ou edificação; • VR = valor unitário padrão residencial, com base na Planta Genérica de Valores do Município (PGV); • I = idade do imóvel (contada a partir da concessão do “ ...