Como calcular o peso de um objeto caindo?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.

A partir desse ponto, onde a velocidade é nula, o movimento é idêntico a uma queda livre (caindo acelerado com velocidade inicial zero). Desse modo, pode-se utilizar a expressão H=gt22 H = g t 2 2 : td=ts=v0g.

Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

Resumindo, o corpo leve tem uma massa pequena, logo uma inércia pequena e o corpo pesado tem uma massa grande, logo uma inércia grande. Então eles cairão com a mesma velocidade, partindo ambos do repouso. A força maior atua sobre a massa maior e a força menor atua sobre a massa menor.

A queda livre de corpos é considerada um Movimento Uniformemente Variado, pois todos os corpos sofrem aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo.

O movimento de queda livre foi estudado pelo físico italiano Galileu Galilei. De acordo com os seus estudos, Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

F = (M x V x V) / (254 x D), onde D é a distância em metros que o corpo percorre desde que se lhe aplica a força até parar completamente. F = (70 x 90 x 90) / (254 x 0,5) = 567.000 / 127 = 4465 kgf .

A Equação de Torricelli permite o cálculo da velocidade final de um corpo que esteja em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) mesmo sem saber o intervalo de tempo em que percorreu. Trata-se de uma equação de cinemática elaborada pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.

A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão.

No Sistema Internacional de Unidades, a massa de um corpo é dada em quilogramas (kg). Apesar de serem confundidos, peso e massa são conceitos bastante distintos entre si. Para sabermos qual é o peso de um corpo, basta multiplicar a sua massa e o módulo da gravidade do local onde o corpo se encontra.

Um quilograma equivale a mil gramas. Isso significa que, para converter quilogramas para gramas, você só precisa dividir este por 1.000. No exemplo, é possível obter o valor em quilogramas dividindo 20.000 gramas por 1.000. 20.000/1.000 = 20.

NA NOSSA CASA, POR CAUSA DA RESISTÊNCIA DO AR, COMO A DENSIDADE DOS CORPOS É DIFERENTE, O OBJETO QUE TIVER MENOR DENSIDADE E OFERECER MENOS RESISTÊNCIA VAI ATINGIR O CHÃO PRIMEIRO.

bola de boliche

O que cai mais rápido: uma pena ou uma bola de boliche? A resposta está na ponta da língua: a bola de boliche. Mas você vai repensar esse resultado ao ver a experiência feita por um físico da Inglaterra chamado Brian Cox.

Na nossa casa, por causa da resistência do ar, como a densidade dos corpos é diferente, o objeto que tiver menor densidade e oferecer menos resistência vai atingir o chão primeiro.

Em uma colisão a 50 km/h, o corpo de uma pessoa bate tão forte que seria como se caísse de dez metros de altura, terceiro andar de um prédio, e batesse direto no chão. Se a velocidade fosse de 100 km/h, seria o mesmo que cair do 14º andar, uma altura de 40 metros.